Conectado por

Aripuanã

Parceria entre Prefeitura de Aripuanã e comunidade indígena consegue avanços para retomar as obras da ponte de concreto sobre o Rio Branco junto ao Governo do Estado


Compartilhe:

Publicado por

em

Nesta quinta-feira, dia 20 de janeiro, a Prefeita Seluir Peixer Reghin, juntamente com representantes da Associação Arara do Rio Branco, esteve em reunião com o Secretário Adjunto de Obras Rodoviárias do Mato Grosso, Nilton de Britto, para tratar sobre a retomada das obras da ponte de concreto sobre o Rio Branco, localizada nas terras indígenas do povo Arara, localizada na MT-208 e que dá acesso ao Distrito de Conselvan.

P U B L I C I D A D E

O encontro, que também contou com a presença dos vereadores Luciano Demazzi e Erica Aparecida da Costa, teve um resultado bastante produtivo e parcerias foram firmadas para que as obras sejam retomadas.

Na ocasião, as lideranças do povo Arara do Rio Branco entregaram uma carta informando que a comunidade concorda com o retorno das atividades da construção da ponte. No entanto, o Governo do Estado precisa cumprir algumas medidas para validar a parceria, como a contratação de uma empresa para fazer o Estudo de Componente Indígena e, paralelamente com a empresa que vai construir a ponte, realizar consulta prévia com a comunidade indígena.

“Nós estamos trazendo aqui uma carta do nosso povo, no qual dá autonomia para que a Sinfra dê continuidade a construção da ponte dentro do que está de acordo com as comunidades indígenas. Nós também somos a favor da construção dessa ponte, sabemos que ali nós também temos indígenas, como os parentes Cinta Larga e Arara que fazem o uso daquela ponte. A estrutura também vai ser um benefício para todos, tanto o pessoal que está no Guariba como o pessoal que mora no distrito de Conselvan. Estamos unindo nossas forças e cobrando do Estado agilidade nos processos para que dê agilidade no término dessa ponte”, destacou Angelton Souza da Silva, membro da comunidade indígena.

A Prefeita Seluir Peixer Reghin, agradeceu a todos envolvidos que contribuíram de alguma forma para o avanço no processo de retorno a obra para conclusão da construção dessa ponte, que tem grande importância para toda região e comunidades. “Se Deus quiser, até o final do ano nós teremos, juntamente com o apoio do Estado e das aldeias que estão aqui, a conclusão dessa ponte que vem atender a todos nós que necessitamos dela”, ressalta Seluir.

O Secretário Adjunto de Obras Rodoviárias do Mato Grosso, Nilton de Britto, explicou que é de interesse do Estado concluir obras que estavam paradas e a ponte de concreto sobre o Rio Branco é uma delas. “Existe burocracia, existe, mas nós vamos vencer. Eu estou garantido para vocês que até a primeira semana de fevereiro essa licitação do Estudo de Componentes Indígenas vai estar publicada. Tudo que for feito dentro deste estudo, o Governo do Estado vai cumprir e nós queremos terminar essa obra ainda este ano para que no próximo período de chuva vocês não tenham mais problemas com a ponte de madeira”, explica.

No próximo dia 16/02, está agendado uma reunião em Aripuanã com a Prefeita Seluir Peixer Reghin e representante do Estado, para discutir, juntamente com a as comunidades e a Associação Arara, sobre a conclusão da obra e o Estudo de Componente Indígena.

Aripuana.mt.gov.br

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br