Conectado por

Saúde

Vitamina A para a pele: benefícios e como usar


Compartilhe:

Publicado por

em

A vitamina A é um micronutriente muito importante para manter a integridade da pele, sendo responsável pela renovação celular e produção de novas fibras de colágeno.

Ela também possui efeito antioxidante e, por conta disso, ajuda a evitar a ação dos radicais livres nas células, contribuindo para impedir o surgimento de doenças de pele. A vitamina A é rica em benefícios, principalmente quando usada de maneira correta. Confira abaixo:

Benefícios da vitamina A para a pele

  • Auxilia na renovação celular
  • Auxilia na produção de novas fibras colágeno
  • Melhora a flacidez da pele
  • Diminui linhas finas de expressão
  • Age contra o fotoenvelhecimento
  • Contribui para o tratamento da acne.

Como usar vitamina A no rosto

O uso da vitamina A pode ser tópico ou por via oral, sendo que as duas opções são recomendadas para funções diferentes.

Segundo a dermatologista Ana Livia Bagatini, a cápsula de vitamina A para via oral geralmente é indicada para tratamento de acne inflamatória. Já na forma de cremes, para auxílio no controle da acne, melhora de manchas e flacidez.

“Quando o uso é tópico, esse deve ser realizado à noite e o rosto deve ser lavado pela manhã, não podendo se expor ao sol com uso dos retinóides”, recomenda.

Vale ressaltar ainda que a vitamina A por via oral é uma medicação e pode causar dano ao embrião ou feto durante a gestação, portanto deve ser prescrito e indicado em consulta médica.

Para potencializar os efeitos da vitamina A é indicado associar o uso ao hidratante. “Gosto de associar o hidratante tanto para tratamento via oral como com cremes, pois a vitamina A age no controle da secreção das glândulas sebáceas, levando ao ressecamento da pele”, ressalta a dermatologista.

Dessa forma, escolher um bom hidratante que atenda as necessidades da sua pele é primordial na hora de fazer uso da vitamina A a fim de obter bons resultados.

Vitamina A para pele acneica

De acordo com a dermatologista Ana Livia Bagatini, a isotretinoína é um retinóide derivado da vitamina A e amplamente utilizada para o tratamento da acne, já que interfere na atividade da glândula sebácea levando à redução do tamanho da glândula sebácea em mais de 90%.

Sua propriedade anti-inflamatória ajuda a reduzir a secreção sebácea, isso faz com que altere o microambiente folicular, consequentemente, diminuindo a quantidade de bactérias e reduzindo sua capacidade de causar inflamação.

Minha Vida