Conectado por

Saúde

Estética oral: Mitos e verdades sobre as lentes de contato


Compartilhe:

Publicado por

em

Dr. Fabrício Guarnieri e Livio Yoshinaga, brasileiros quedesenvolveram software de desenho dental  mais usado no mundo, esclarecem as dúvidas sobre o procedimento

O home office mudou a maneira como as pessoas se relacionam no trabalho, promovendo o aumento considerável de reuniões e alinhamentos virtuais. Com isso, vieram as percepções aguçadas da própria imagem, ou seja, mais pessoas se vendo nas vídeo chamadas e enxergando a necessidade de correções estéticas e orais que antes não eram percebidas, causando assim uma corrida a consultórios odontológicos e clínicas de estética. Uma das principais queixas nos consultórios odontológicos são casos de dentes desgastados, irregulares quebrados, e até manchados, e uma solução ágil e segura para resolver esses problemas são as lentes de contato dental.

“As lentes nada mais são do que moldes de cerâmica ou porcelana laminada no formato dos dentes do paciente, utilizadas para corrigir a forma, a cor, o tamanho, as assimetrias e o espaço entre eles, sendo capazes de transformar o sorriso por completo”, explica o explica o Dr. Fabrício Guarnieri, dentista especializado em odontologia Clínica, Reabilitadora e Estética, e Diretor do departamento de pesquisa e desenvolvimento da SKYN Concept.

O procedimento vai além da questão estética, que pode garantir um sorriso branco e alinhado, ele pode transformar a vida de uma pessoa, devolvendo a autoestima aos pacientes. “As lentes de contato trazem inúmeras vantagens aos pacientes reabilitados, devolvendo não somente a perfeição no âmbito estético, mas principalmente no âmbito da saúde psicológica e fisiológica”, explica Livio Yoshinaga, Arquiteto de sorrisos, especialista em projetos de alta tecnologia para odontologia e fundador da SKYN Concept.

Mas antes de realizar o procedimento, é importante estar atento a alguns detalhes para que a solução não vire um problema. Para esclarecer todas as dúvidas sobre o procedimento, os especialistas listaram os mitos e verdades sobre as lentes de contato.

1-As lentes de contatos são extremamente finas e imperceptíveis a olho nu?

Dr. Fabrício Guarnieri: VERDADE. A espessura da lente de contato é de 0,2mm a 0,4mm, sendo mais fina que a unha de um homem adulto, que a média é de 0,5mm a 0,7mm.

2-Após colocar as lentes de contato, não posso consumir bebidas que tendem a manchar os dentes, como por exemplo: café, chá, refrigerantes e vinho tinto?

Livio Yoshinaga: MITO. As lentes de contato dental são resistentes à mancha, diferente de outros elementos como as resinas, elas não mancham com ingestão de alimentos com alto teor de corante.

3-Para usar a lente de contato, eu tenho que realizar o procedimento em todos os dentes?

Dr. Fabrício Guarnieri: MITO.  A lente de contato dental é tão fina e versátil que pode facilmente cobrir somente uma parte do dente, como em casos em que o paciente tem um espaço natural do dente ou uma fratura.

4-Se minha lente quebrar, dá para colar em casa só para ‘quebrar um galho’?

Livio Yoshinaga: MITO. Fazer remendos caseiros, como colocar cola na lente, pode danificá-las ainda mais, podendo até ser necessária a confecção de uma peça nova.

5-As lentes de contato possuem alta durabilidade

Dr. Fabrício Guarnieri: VERDADE. A durabilidade média das lentes é de 10 a 15 anos.

Para capacitar os profissionais a atender essa crescente demanda do mercado pela estética dental, decorrente principalmente do advento da pandemia, no dia 19 de maio, o Dr. Fabrício Guarnieri e Livio Yoshinaga, fundadores da SKYN Concept, um conceito completo em odontologia digital que oferece formação profissional para a reabilitação oral através de cursos e certificações, foram convidados para ministrar o workshop virtual gratuito“3D Smile Design” na 3Shape Global Academy – empresa de desenvolvimento de tecnologias de última geração para odontologia. O evento online é gratuito e será transmitido diretamente da sede da 3Shape em Copenhagen, e visa capacitar os dentistas e técnicos de próteses a desenharem um novo sorriso com tecnologia exclusiva, para uma reabilitação oral e estética completa, ágil e sem erros. Inscrições pelo site : 3D Smile Design: Aesthetic & Occlusion (3shape.com)

Sobre os especialistas:

Dr. Fabricio Guarnieri – Dentista e Técnico em prótese com foco na odontologia digital, Diretor do departamento de pesquisa e desenvolvimento da SKYN Concept, desenvolveu a tecnologia para projetos digitais entre a estética e a oclusão utilizando a plataforma 3Shape.  Palestrante internacional, Mestre em odontologia restauradora pela UNESP, co-autor dos livros:  CAD/CAM em laboratório e na clínica (Editora Napoleao, 2017) e Odontologia Digital:  Desafiando os limites (Editora Napoleão 2018).  Diretor do SKYN Lab e SKYN Education Center da matriz em São Paulo, Brasil, local de sua clínica particular com foco na reabilitação oral.

Livio Yoshinaga – Arquiteto de sorrisos, especialista em projetos de alta tecnologia para odontologia, co-fundador e desenvolvedor da tecnologia DSD (Digital Smile Design) e fundador da SKYN Concept – Fluxo 100% digital para odontologia.  Fundador da SKYN Clinic, SKYN Lab e SKYN Education Center com Dr. Fabricio Guarnieri em São Paulo, Brasil.  Consultor em implantação de novas tecnologias para clínicas e centros educacionais na odontologia, é autor de projetos e implantação de odontologia digital em mais de 20 países.  Fundador da DentalXP, o primeiro website para educação online na Odontologia e pioneiro em transmissões via satélite para procedimentos ao vivo em pacientes.

Analú Barbosa