Conectado por

Acre

Rio Branco recebe mais de 4 mil doses de vacina e começa a imunizar pessoas com 60 anos ou mais


Compartilhe:

Publicado por

em

Com a chegada do 13º lote de vacinas no Acre nessa sexta-feira (16), a Saúde de Rio Branco retoma a aplicação da primeira dose do imunizante nesse sábado (17). A vacina vai ser aplicada em pessoas de 60 anos ou mais e profissionais de saúde no drive-thru e em cinco unidades de saúde.

P U B L I C I D A D E

A vacinação para quem já tomou a primeira dose segue normalmente, conforme data descrita na carteira de vacinação. A aplicação da primeira dose estava suspensa desde a terça (13) após o estoque do município zerar.

Nessa sexta, o Acre recebeu 15,4 mil doses de vacinas, sendo 6,4 mil doses da CoronaVac e 9 mil da Oxford-AstraZeneca. Do total recebido, 9 mil vão ser destinadas para aplicação da primeira dose, 5.110 mil para a segunda e 1.290 para trabalhadores de saúde e profissionais de saúde e forças de segurança.

Ao G1, o secretário de Saúde de Rio Branco, Frank Lima, explicou que a capital acreana recebeu 4,7 mil doses da vacina CoronaVac, produzida e distribuída pelo Instituto Butantan, nessa sexta. Para avançar na vacinação, o secretário destacou que as unidades de saúde e o drive-thru vão funcionar também no fim de semana.

Porém, ele acredita que as doses devem acabar na segunda, porque o público de 60 anos é maior. “Esse público de 60 anos é maior. Mas, não precisa correria e nem ir de madrugada para a porta das unidades de saúde. Esse público de 60 anos é mais do que o de 61. Já vamos vacinar sábado [17], domingo [18] e segunda [19]”, frisou.

Nas unidades de saúde, o horário de atendimento será das 8h às 16h e no drive-thru das 8h às 17h. “As Uraps vão atender até às 16 horas, de lá a gente recolhe as doses e leva para o drive-thru, que vai atender até às 17 horas”, concluiu.

A primeira e segunda dose do imunizante (para quem já tomou a 1ª) vão ser aplicadas neste sábado (17) domingo (19) e segunda (19) em cinco unidades de saúde da capital acreana e no drive-thru das 8h às 17h.

Locais de vacinação no sábado (17)

Para receber o imunizante é preciso levar a carteira de vacinação, que vai comprovar que o idoso ou profissional de saúde já recebeu a primeira dose. Confira os locais de vacinação:

Drive thru

  • Pátio do antigo Detran, na Avenida Nações Unidas/ Em frente ao 7º BEC.

Unidades de saúde

  • Unidade de Referência de Atenção Primária Roney Meireles (Urap) – Conjunto Adalberto Sena;
  • Unidade de Referência da Atenção Primária (Urap) Augusto Hidalgo de Lima – no bairro Palheral;
  • Unidade de Referência da Atenção Primária (Urap) Eduardo Asmar, no Quinze;
  • Unidade de Referência da Atenção Primária (Urap) Cláudia Vitorino – no bairro Taquari;
  • Unidade de Referência da Atenção Primária (Urap) Vila Ivonete – na Rua Antônio da Rocha Viana.

Locais de vacinação no domingo (18)

Drive thru

  • Pátio do antigo Detran, na Avenida Nações Unidas/ Em frente ao 7º BEC

Unidades de Saúde

  • Unidade de Referência de Atenção Primária Roney Meireles (Urap) – Conjunto Adalberto Sena;
  • Unidade de Referência da Atenção Primária (Urap) Augusto Hidalgo de Lima – no bairro Palheral;
  • Unidade de Referência da Atenção Primária (Urap) Eduardo Asmar, no Quinze.

Pandemia e vacinação no Acre

De acordo com informações do PNI, o Acre recebeu 190.190 vacinas contra a Covid-19, um total de 123.390 na primeira dose e 66.800 da segunda. Conforme o portal de transparência do governo, já foram aplicadas 101.109 até esta sexta, sendo 81.119 da primeira dose e 19.990.

Segundo o governo, o número de doses aplicadas que consta no portal refere-se aos dados já inseridos no sistema do Ministério da Saúde, cujas atualizações são realizadas pelos municípios. Por isso, pode haver atraso nas informações

Nessa sexta, a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) confirmou no boletim mais 383 novos casos de infecção por coronavírus e 12 mortes. O número de infectados saiu de 74.664 para 74.664 e o total de mortes agora é de 1.395.

Dos 106 leitos de UTI nos hospitais da rede SUS disponibilizados no estado, 101 estão ocupados. A taxa de ocupação total está em 96%. Os leitos de UTI estão concentrados na capital, com 80 vagas, e Cruzeiro do Sul, com 26.

G1.globo.com

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br