Conectado por

Artigo

RD POLÍTICA: Presidente Laerte Gomes pré-candidato em Ji-Paraná, disputa pelo Palácio Urupá tem lista extensa, tucanos perdem filiado importante no Cone Sul

Publicado por

em

Continua após a publicidade

A íntegra da coluna redigida pelo jornalista Waldir Costa

Ji-Paraná – Pessoa de confiança do presidente da Assembleia Legislativa (Ale), Laerte Gomes (PSDB/Ji-Paraná) afirmou que o deputado já definiu que é pré-candidato a prefeito de Ji-Paraná nas eleições de outubro próximo. Laerte já ocupou a prefeitura de Alvorada do Oeste e transformou o município com um trabalho eficiente, que o levou a eleger-se deputado em 2014, na época pelo PEN com 11.360 votos. Foi reeleito em 2018, mas já com domicílio eleitoral em Ji-Paraná com 16.984 votos e o quarto mais bem votado do Estado. Agora busca eleger-se prefeito de Ji-Paraná, segundo maior e mais importante município de Rondônia. É forte candidato a inquilino do Palácio Urupá a partir do próximo ano.

Ji-Paraná III – O PP trabalha os nomes de o radialista Licomédio Pereira e do médico João Durval, que assumiu recentemente a presidência do partido no município. O PP tem, ainda, o ex-deputado (federal, estadual e prefeito), Carlos Magno. A lista é grande e o PSB deve apostar na esposa do ex-prefeito Jesualdo Pires, Lilian, que realizou um ótimo trabalho na passagem do marido pela prefeitura. O DEM conta com o vereador e presidente da câmara, Affonso Cândido e o PRB tem o deputado estadual Jhony Paixão, que está animado com a possibilidade de concorrer à prefeitura. O PT deverá apresentar alguém, talvez o ex-deputado federal Anselmo de Jesus.  

Saúde – Nem sempre as reclamações relacionadas à área de saúde procedem. Esta semana uma pessoa mais próxima necessitou de cuidados médicos e procurou a Policlínica Ana Adelaide, em Porto Velho. Ela estava esperando para atravessar a rua em frente o Mercado do 1 e recebeu uma batida nas costas de um veículo, que estava estacionado e o motorista deu ré sem os devidos cuidados. Disse que foi muito bem atendida (recepção, médico, enfermeira), mesmo com muita gente no local e elogiou a farmácia, que foi reformulada e com remédios básicos suficientes, para atender à grande demanda. Críticas são necessárias, mas destacar o que funciona bem também merece destaque.

Sartori – Uma das lideranças expressivas do PSDB no Cone Sul, o ex-senador Chico Sartori está deixando os tucanos. Ele ficou magoado com a decisão da presidente do diretório regional, Mariana Carvalho, que retirou Sartori do diretório nacional do partido. Ele é um dos fundados do PSDB e primeiro filiado de Vilhena. O futuro político de Sartori é o Podemos presidido no Estado pelo deputado federal Léo Moraes e nacionalmente pelo senador Álvaro Dias, uma das poucas reservas política na questão de trabalho e moralidade. Perde o PSDB, ganha o Podemos com Chico Sartori. 

Respigo

Rondônia ganha espaço importante na representatividade política na Câmara Federal. A ascensão do deputado Léo Moraes, que preside o Podemos no Estado a líder do partido no legislativo federal é significativa +++ Léo é filho do ex-vereador e presidente da Câmara Municipal de Porto Velho, ex-deputado estadual e ex-secretário de Segurança Pública do Estado, o saudoso Paulo Moraes. Quando vivo e acompanhando a carreira política do filho, que já foi vereador e deputado estadual, antes de federal, Paulo dizia, como bom gaúcho, que “esse piá vai longe na política” +++ Hoje deve estar feliz com a carreira política do jovem Léo, paranaense nascido em Foz do Iguaçu. Se não “estragar na capação” certamente subirá mais degraus na difícil missão de fazer política +++ O Conselho Municipal de Saúde de Porto Velho tem reunião extraordinária na sua sede na próxima sexta-feira (14), a partir das 8h para empossar conselheiros. Dentre eles o ex-presidente do Conselho Regional de Saúde (CRS), Raimundo Nonato Soares, na Comissão Temporária, para intermediar a revisão do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos servidores municipais da Semusa (Saúde), além de tratar de outros assuntos, que fazem parte da pauta.

( rondoniadinamica )