Conectado por

Acre

Prefeitura de Rio Branco/AC segue com aplicação apenas da 2ª dose contra a Covid após estoque zerar


Compartilhe:

Publicado por

em

Pelo segundo dia seguido, a Prefeitura de Rio Branco continua, nesta quinta-feira (15), aplicando apenas a segunda dose da vacina contra a Covid-19 em idosos e profissionais de saúde, conforme data inserida na carteira de vacinação.

A Saúde municipal aguarda a chegada de um novo lote de vacinas para retomar a aplicação da primeira dose, que foi suspensa nessa terça-feira (13) após o estoque zerar. Segundo o secretário Frank Lima, a previsão é de que chegue um novo lote do imunizante na sexta-feira (16).

Quem já tiver tomado a primeira dose e estiver no prazo para receber a segunda pode ir até um dos pontos de vacinação, sendo um por drive-thru e cinco unidades de saúde.

A vacinação é feita das 8h às 17h. Para receber o imunizante é preciso levar a carteira de vacinação, que vai comprovar que o idoso ou profissional de saúde já recebeu a primeira dose. Confira os locais de vacinação:

Drive thru

  • Pátio do antigo Detran, na Avenida Nações Unidas/ Em frente ao 7º BEC.

Unidades de saúde

  • Unidade de Referência de Atenção Primária Roney Meireles (Urap) – Conjunto Adalberto Sena;
  • Unidade de Referência da Atenção Primária (Urap) Augusto Hidalgo de Lima – no bairro Palheral;
  • Unidade de Referência da Atenção Primária (Urap) Eduardo Asmar, no Quinze;
  • Unidade de Referência da Atenção Primária (Urap) Cláudia Vitorino – no bairro Taquari;
  • Unidade de Referência da Atenção Primária (Urap) Vila Ivonete – na Rua Antônio da Rocha Viana.

Primeira dose suspensa

Essa é a quarta vez que a Prefeitura suspende a vacinação de idosos por falta de estoque de imunizantes. A primeira vez foi no dia 6 de março, e o secretário informou que as doses que tinham sobrado foram destinadas aos trabalhadores da saúde que continuavam sendo vacinados.

Seis dias depois, no dia 12 de março, a aplicação da primeira dose nos idosos voltou a ser suspensa na capital após o estoque zerar.

A terceira vez que a vacinação foi suspensa foi no dia 1º de abril. O município ficou sem doses do imunizante e suspendeu a aplicação da 1ª dose em idosos de 62 anos ou mais e profissionais de saúde.

Na sexta (9), o Acre recebeu o 12º lote de vacinas com 11.250 doses. Do total, 5 mil são da Coronavac, desenvolvida e distribuída pelo Instituto Butantan, e 6.250 são da Oxford-AstraZeneca. Para Rio Branco foram disponibilizas 2.430 mil doses.

Com isso, a aplicação da primeira dose em idosos de 61 anos ou mais foi retomada no sábado (10). Porém, na terça (13) o estoque da Secretaria de Saúde Municipal voltou a zerar e a vacinação em pessoas de 61 anos ou mais foi suspensa novamente.

Vacinação no Acre

De acordo com informações disponíveis no Portal de Transparência, o Acre recebeu 174.790 vacinas contra a Covid-19. Até quinta (15), foram aplicadas 95.116 doses, sendo 78.986 referentes à primeira dose e 18.244 da segunda dose. Ainda segundo o portal, a capital, Rio Branco, aplicou 46.383 doses e Cruzeiro do Sul, segunda maior cidade do Acre, 10.983 doses.

Já no portal da transparência da prefeitura de Rio Branco consta que a capital recebeu um total de 43.309 doses de vacinas e aplicou 35.540 doses.

Segundo o governo, o número de doses aplicadas que consta no portal refere-se aos dados já inseridos no sistema do Ministério da Saúde, cujas atualizações são realizadas pelos municípios. Por isso, pode haver atraso nas informações.

G1.globo.com