Conectado por
Governo de Rondônia

Ariquemes

Fim da dinastia Amorim-Moura em Ariquemes, Família Redano é quem domina a política no município, eleição à mesa diretora da câmara de vereadores ganha força em Porto Velho

Publicado por

em

A íntegra da coluna redigida pelo jornalista Waldir Costa

Continua após a publicidade

Ariquemes –  A informação é do sempre antenado radialista, jornalista e proprietário do site eletrônico “O Que da Notícia”, de Ariquemes, Aor Oliveira. Segundo ele, as dinastias do senador Confúcio Moura (MDB) e do ex (senador, deputado federal, deputado estadual, prefeito e vereador) Ernandes Amorim no município são lembranças do passado. Hoje o grupo Redano (Alex) é quem comanda a política no município. Redano assumirá a presidência da Assembleia Legislativa (Ale) a partir de fevereiro do próximo ano, para um mandato de dois anos. Sua esposa, Carla, deixa a presidência da Câmara de vereadores, porque foi eleita prefeita e assumirá em primeiro de janeiro a prefeitura.

Ariquemes II – Segundo Aor Oliveira, um expert na política regional, levantamento feito por ele demonstra, que o deputado Alex Redano, por ser vitorioso nas eleições 2020, o credencia a ser o mais prospero político de sucesso em Ariquemes, assumindo assim a liderança política, que foi deixada pelos gigantes Confúcio Moura e Ernandes Amorim, “que já estão fora do páreo, abrindo alas para os novos”.  E assim Alex registra a maior taxa de sucesso no plano político de Ariquemes nos últimos anos. Realmente a ascensão bem alicerçada de Redano, desde sua eleição a vereador, presidente da câmara, deputado estadual, presidência da Ale; de a esposa Carla, eleita vereadora, presidente da câmara e agora a prefeita em condições totalmente adversas, a Família Redano tem méritos suficientes para liderar a política na região polarizada por Ariquemes.

Vereadores – Porto Velho terá eleição a prefeito e vice no próximo domingo (29), com Hildon Chaves (PSDB) concorrendo à reeleição e a vereadora Cristiane Lopes (PP) em busca do seu lugar. Mas os vereadores dos 52 municípios de Rondônia já foram eleitos, serão diplomados no próximo dia 18 e empossados no primeiro dia do próximo ano. Até aí morreu Neves. Mesmo antes das posses, já é possível notar, que há mobilização nos principais municípios, mesmo que timidamente, para a composição das futuras mesas diretoras das Câmara Municipais no Estado. As ações do legislativo municipal são fundamentais, para que o executivo possa desempenhar um trabalho realmente voltado para os interesses da maioria da população.

Vereadores II – A maioria do eleitorado vota no vereador sem saber quais as reais obrigações de o integrante do parlamento mirim. Dentre elas a de elaborar leis, apresentar projetos, proposições, indicações, fiscalizar os atos (administrativos, financeiros e sociais) dos prefeitos e agir, se for o caso, pois o legislativo municipal tem poder de cassar o prefeito, caso sejam constatadas irregularidades. É função dos vereadores. Quando o prefeito e sua equipe não conseguem administrar um município, por incompetência, incapacidade ou prática de corrupção, o legislativo municipal tem que agir. Quando a administração pública vai mal, grande parcela de culpa é dos vereadores, que não cumprem com suas obrigações, por omissão ou conivência. Por isso a importância da escolha das mesas diretoras.

Respigo  

Nem mesmo a pandemia do coronavírus, que assustou e continua assustando e desafiando os cientistas do planeta impediu o trabalho permanente e eficiente da Polícia Federal (PF) este ano. A PF bateu recordes de apreensão de bens nas investigações de combate a corrupção e desvios de recursos públicos +++ Dados dão conta que foram apreendidos nos tipos de investigações em 240 operações contra a corrupção (56 para investigar desvio das verbas do convid-19), mais de R$ 5,4 milhões. A corrupção e desvio de dinheiro do povo são cânceres crônicos e realmente de difícil cura, infelizmente +++ Na manhã de hoje (25) a maioria dos supermercados de Porto Velho estava com pouca movimentação de pessoas. É que estamos chegando ao final do mês e somente a Assembleia Legislativa (Ale) já pagou os salários dos servidores na última sexta-feira (20) +++ A economia da capital é fortalecida, em grande parte, devido ao funcionalismo público, seja federal, estadual ou municipal. Certamente teremos uma movimentação muito grande a partir de amanhã (26), quando os demais órgãos públicos estarão depositando os salários dos servidores nas contas correntes +++ Há preocupação em vários municípios do interior do Estado com o pagamento dos salários de dezembro e o 13º. Várias são as prefeituras que estão com dificuldades econômico-financeira e com problemas para poder cumprir os compromissos com os servidores e também com fornecedores.