Conectado por
Governo de Rondônia

Artigos & Colunas

Flores alega problemas familiares e não concorre em Ariquemes, adversários comemoram e Carla entra na fila, Escola do Legislativo está de parabéns

Publicado por

em


Continua após a publicidade

A íntegra da coluna redigida pelo jornalista Waldir Costa

Ariquemes – O prefeito Thiago Flores (PRB) de Ariquemes, mais afirmou esta semana que não é candidato à reeleição. Em passado recente, Flores tinha anunciado, publicamente, que não concorreria à reeleição. No último mês de agosto, voltou atrás e anunciou sua pré-candidatura, inclusive com a possibilidade de a vereadora e presidente do legislativo municipal, Carla Redano (PRB) concorrer como vice. Ambos teriam o apoio do presidente do diretório municipal, esposo de Carla, o deputado estadual Alex Redano, que já eleito por antecipação, presidente da Assembleia Legislativa (Ale) e assumirá no dia 1º de fevereiro do próximo ano.

Ariquemes II – Nesta semana, de forma até surpreendente, Flores anunciou, que, definitivamente, não estará concorrendo nas eleições deste ano alegando problemas familiares. As eleições no município estavam centralizadas entre Flores, o ex-deputado estadual Tiziu Jidalías (Solidariedade) e o vice-prefeito Lucas Follador (DEM). Sem Flores que realmente é um nome de boa densidade eleitoral, Lucas e Tiziu devem polarizar a disputa. É importante destacar, que existe a possibilidade de Carla ser a candidata do PRB. Como ela é boa de voto e o marido um respeitável articulador, não será nenhuma surpresa o nome de Carla ser confirmado até o final do prazo para as convenções, o próximo dia 16.

OPO – O empresário Nilto Gonçalves confirmou esta semana que é pré-candidato a prefeito de Ouro Preto do Oeste, nas eleições de novembro próximo. Ele está filiado ao PV. O ex-prefeito Alex Testoni (DEM), o prefeito Vagno Panisoly (DC) também são pré-candidatos. Nilto disse que trabalha com o presidente do diretório municipal do PV, Jeremias Oliveira, para formar forte nominata de candidatos a vereança, buscar apoio de outros partidos e apresentar um amplo e viável plano de governo. O nome de Nilto Gonçalves deverá ser confirmado na convenção do partido, que ocorrerá até o próximo dia 16, último prazo quando também será apresentada a nominata de candidatos à vereança.

Fora – O deputado estadual Anderson Pereira (Pros-PVH), que foi confirmado candidato do partido a prefeito de Porto Velho na convenção realizada na última segunda-feira (7) emitiu nota pública desistindo de concorrer. Anderson assumiu o mandato de deputado com a morte da saudosa Lúcia Tereza, de Espigão do Oeste em dezembro de 2016. Ele tomou posse em janeiro de 2017, se reelegeu bem em 2018 com 11.429 votos, na 11ª posição, dentre os 24 eleitos e está entre os parlamentares mais atuantes da Assembleia Legislativa (Ale). Na nota Anderson diz, que não desistiu o sonho de administrar a capital, mas que ele foi adiado.

Família – A Escola do Legislativo (EL), mantida pela Assembleia Legislativa (ALE/RO), presidida pelo deputado Laerte Gomes (PSDB/Ji-Paraná) capacita centenas de servidores públicos da casa e demais órgãos públicos, seja federal, estadual ou municipal. O povo também participa com as vagas excedentes e no final dos cursos os alunos recebem certificado de capacitação. A pandemia paralisou as aulas, não os trabalhos administrativos e pedagógicos. Esta semana foi realizada live com o tema “O Aumento da Violência Doméstica na Pandemia”, via facebook somente com mulheres (Clube da Luluzinha) da Escola, da OAB-RO e do TJ-RO, de enorme sucesso, devido ao tema, atual e pertinente. Está de parabéns o diretor geral, Fábio Ribeiro, a Mesa Diretora da ALE/RO e os demais membros da escola, importante fonte do saber.

Respigo  

Triste como toda morte a partida prematura do amigo Lima Neto, que comandava o programa de TV, Repórter Cidadão em Porto Velho. Lima Neto é pessoa muito querida junto aos moradores dos diversos bairros de Porto Velho, que o conhecia a fundo, devido ao seu trabalho permanente na busca de solução para os problemas do povo +++ Ele foi um cidadão de comportamento ilibado e que realmente trabalhava atendendo as comunidades periféricas com satisfação e competência. Que Deus o tenha e nossos sentimentos a seus familiares +++ Choveu forte e ventou muito na tarde da última quinta-feira (10) em Porto Velho. Foram muitos destelhamentos de casas, apartamentos, barracões, que assustaram a população, mas felizmente sem vítimas, mas muitos danos materiais +++ Em Ariquemes, o prefeito Thiago Flores, como noticiamos acima, desistiu de concorrer à reeleição. O ex-deputado estadual Tiziu Jidalías (Solidariedade) e o vice-prefeito, Lucas Follador (DEM), ambos pré-candidatos a prefeito do município comemoraram +++ A situação é quase idêntica a Porto Velho, onde os cerca de vinte pré-candidatos aguardam com enorme ansiedade o posicionamento do prefeito Hildon Chaves (PSDB), se ele concorrerá ou não à reeleição. Com Hildon na corrida sucessória as chances de ele chegar ao segundo turno são enormes, a não ser no caso de uma zebra histórica +++ Sem Hildon a disputa ficará mais aguerrida devido ao equilíbrio de forças de ao menos quatro ou cinco dos inúmeros pré-candidatos. A espera da “fumaça azul” na torre do Relógio é enorme nos bastidores da política em Porto Velho.