Conectado por

Opinião

Disputa pelo Senado provoca crise entre os tucanos de Rondônia; Júnior, Chaves e Mariana querem a vaga, faltam abrigos nas paradas de ônibus urbano de Porto Velho


Compartilhe:

Publicado por

em

Senado – O objetivo do PSDB de Rondônia, presidido pela deputada federal Mariana Carvalho é lançar o prefeito-reeleito de Porto Velho, Hildon Chaves, do seu partido como candidato a governador nas eleições de outubro do próximo ano que, além de governadores, também elegerão o presidente da República, um dos três senadores de cada Estado e do Distrito Federal, Câmara Federal e Assembleias Legislativas. Sondagens de institutos especializados indicam que Hildon é um forte candidato, sim, inclusive para o Senado, onde ele desponta, segundo Juvenil Coelho, da Phoenix Pesquisas, como o principal nome para ocupar a vaga, hoje do senador Acir Gurgacz, presidente regional do PDT, que não deverá concorrer à reeleição.

P U B L I C I D A D E

Tucanos – A rápida ascensão política de Hildon Chaves, que foi eleito prefeito em 2016, quando disputou pela primeira vez um cargo público-eleitoral e não estava em nenhuma pesquisa eleitoral entre os prováveis vencedores, mas se elegeu e reelegeu em 2020 com certa tranquilidade, o credencia a tentar a vaga ao Senado. Ocorre que o partido quer Chaves candidato a governador, uma disputa mais difícil, porque há diversos nomes fortes e em condições de governar Rondônia a partir de 2023. É que o PSDB tem o ex-senador Expedito Júnior, que pretende concorrer ao Senado, o mesmo ocorrendo com a deputada federal Mariana Carvalho, que tem como um dos objetivos na sua caminhada política se eleger senadora. Os tucanos passam por momento de crise em razão da disputa de espaço político.

Asfalto – Os municípios de Colorado do Oeste, Cerejeiras, Corumbiara, Pimenteiras do Oeste e Chupinguaia serão favorecidos com a implantação pelo governo do Estado, através do Departamento de Estradas de Rodagem-DER de uma usina de asfalto em Vilhena. O diretor-geral do DER-RO, Elias Rezende esteve esta semana em Vilhena, no local onde será implantada a usina que produzirá asfalto de boa qualidade para pavimentar as ROs e também ruas e avenidas das cidades do Cone Sul, segundo o deputado estadual Luizinho Goebel (PV-Vilhena), que esteve no local com Elias Rezende. A usina é de última geração e as obras deverão ter início, ainda, este ano.

Ônibus-paradas – O transporte coletivo em Porto Velho está transportando em média 15 mil pessoas/dia, após a prefeitura assumir a maior parte do custo com a passagem para atender o povo trabalhador, que é o que mais sofre com a pandemia. O custo da passagem é de R$ 4,05, mas durante este mês de julho, para quem tem o cartão COM Card o custo é de R$ 1. O restante do custo é coberto pela prefeitura, numa ação oportuna do prefeito Hildon Chaves (PSDB) e aprovada pela câmara de vereadores. Mas é necessário que a JTP Transporte cumpra com suas obrigações, como já alertamos em colunas anteriores.

Ônibus-paradas II – Cobramos há dias pela coluna um melhor atendimento da empresa aos usuários. Já criticamos ações de motoristas, que também estão exercendo a função de cobrador, pois têm vários mal-educados. Até parece que não estão fazendo a obrigação, mas um favor ao usuário. Outra reclamação dos passageiros é sobre as paradas de ônibus, mesmo em locais centrais, porque não há bancos e a cobertura está deteriorada. Como a pandemia, ainda, não possibilitou a chegada da nova realidade o intervalo entre os ônibus é grande, as vezes 60 minutos e as pessoas precisam de um local adequado para esperar. A falta de ares-condicionados nos ônibus foi constatada nas linhas Esperança da Comunidade, 4 de Janeiro, São Francisco e Ulysses Guimarães. O titular da Secretaria Municipal de Transporte, Ronaldo Flores deve cobrar de seus assessores um melhor acompanhamento dos serviços prestados pela empresa.

Respigo  

Porto Velho aos poucos vem ganhando identidade de capital. As obras de pavimentação de ruas e avenidas realizadas pela equipe do prefeito Hildon Chaves (PSDB), que foi reeleito em novembro último está deixando a cidade uma “nova” Porto Velho +++ A pintura de faixas de segurança onde o pavimento já foi realizado deixa a área urbana mais alegre, com aspecto de organizada. Uma reformulação na sinalização (aérea, solo, placas), além de fiscalização eficiente ajudaria a organizar o trânsito que é perigoso, violento, e não tem uma fiscalização eficiente, permanente +++ Para quem gosta de futebol amanhã (10) a seleção brasileira decidirá o título da Copa América com o seu maior rival sul americano, a Argentina com transmissão ao vivo pelo SBT. O jogo será no Maracanã, às 20h (Rondônia) e uma ótima chance de ver Neymar e Messi duelarem frente a frente +++ Colômbia e Peru jogam à noite de hoje (9), às 19h (Rondônia) para decisão de terceiro e quarto lugares. A ESPN transmitirá o jogo ao vivo.  

 

Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br