Conectado por

Agronegócios

EMBRAPII garante R$ 5 milhões para cadeia produtiva do bambu


Compartilhe:

Publicado por

em

Projetos realizados com pequenas empresas e startups podem ter custo reduzido em até 70% 

Para promover a competitividade na cadeia produtiva do bambu, a EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) vai destinar R$ 5 milhões não reembolsáveis para o desenvolvimento de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) que incentivem o uso comercial da planta. Os projetos podem ser nas mais diversas áreas do conhecimento, como desenvolvimento de novos produtos com a fibra do bambu, maquinário industrial inovador, soluções em agricultura 4.0.

A EMBRAPII também pretende promover o encontro de grandes empresas do setor com pequenas e startups. A intenção é unir o conhecimento de vanguarda a empresas consolidadas do setor. Projetos que envolvam pequenas empresas e startups podem ter até 70% do custo reduzido. Esse mecanismo é possível graças ao contrato que a EMBRAPII mantém com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

O bambu tem facilidade de plantio e grande diversidade de aplicação. A planta aceita todo tipo de terra, cresce espontaneamente e suporta sucessivos cortes, sem replantio. Na indústria é matéria-prima em diversos setores, como têxtil, construção civil, mobiliária e de alimentos.

As empresas que têm interesse em inovar devem procurar uma unidade EMBRAPII e apresentar o desafio tecnológico a ser superado. Além de recursos, a organização disponibiliza uma rede de centros de pesquisas credenciados (Unidades EMBRAPII) com equipamentos e profissionais capacitados para atender a demanda da indústria por inovação.