Conectado por

Agronegócios

Frutas são opções para economizar e consumo aumentou desde o início da pandemia


Compartilhe:

Publicado por

em

Nas gôndolas dos supermercados e atacarejos, as frutas são a opção mais natural para a saúde. E por conta da oferta da estação, algumas ficam ainda mais atrativas em função dos preços que caem com a maior oferta. Para aliar economia e melhorar a saúde, a procura por frutas no dia a dia dos brasileiros cresceu vertiginosamente. Com a nova rotina das famílias, imposta pela pandemia, o aumento tornou-se ainda mais significativo.

De acordo com o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da USP a preocupação com a saúde motivou elevação de 44,6% no consumo de alimentos naturais, comparando o consumo de janeiro e fevereiro. Neste caso, as frutas foram responsáveis pelo aumento de 25% do total.

Entre as mais apreciadas, pelo preço e versatilidade, estão a laranja e o mamão, ricas em nutrientes, principalmente vitamina C – que auxilia na cicatrização, contribui para o bom funcionamento do organismo, aumenta as defesas do corpo, previne gripes e resfriados, ajuda na absorção do ferro, além de melhorar o movimento intestinal e facilitar a digestão.

Além desses benefícios, cada fruta possui nutrientes excelentes para a saúde.

O mamão é rico em licopeno e betacaroteno – essenciais para o coração, a visão e a pele – e fonte de vitamina A e antioxidantes, que fortalecem o sistema imunológico e combatem os radicais livres.

“Ainda, possui potássio, minerais, ferro e vitamina B2. Esse complexo nutritivo aumenta a resistência dos ossos, ameniza a fadiga e ajuda a normalizar as taxas de colesterol no organismo. O mamão também é um bom aliado para as pessoas que seguem uma alimentação regrada e precisam emagrecer”, destaca a nutricionista do Fort Atacadista, Letícia Tizziani.

Já a laranja é rica em açúcar e carboidratos, indispensáveis fontes de energia. Também auxilia no combate do colesterol ruim, no controle da pressão arterial, na prevenção de aterosclerose – acúmulo de placas de gordura, cálcio e outras substâncias nas artérias –, na correção de acidez no organismo, além de proteger contra o câncer de cólon, melhorar a circulação do sangue e ajudar no tratamento de problemas digestivos, complicações bucais e infecções.

Conforme a nutricionista, esses benefícios são resultados da concentração de potássio, tiamina, folato, vitamina E e carotenos. A vitamina C e as fibras também presentes na fruta reduzem o inchaço e a azia devido a produção de sucos digestivos, aumenta o nível de citrato na urina e previne pedra nos rins.

“Para tratar cálculo renal, o ideal é sempre buscar orientação médica. Porém, beber um copo de suco de laranja por dia pode ajudar a prevenir e a expelir as pedras. Já o suco de laranja com mamão, além de amenizar a sensação térmica, é recomendado, principalmente, para tratar a prisão de ventre. Os nutrientes da laranja aliados a papaína do mamão estimulam os movimentos intestinais e ajuda a eliminar as fezes”, complementa Letícia.

Receita refrescante e saudável

Para preparar o suco são necessárias seis laranjas, um mamão e gelo. Esprema as laranjas e reserve. Após, descasque o mamão, tire as sementes e corte em pedaços médios. Coloque o suco das laranjas e o mamão no liquidificador. Bata e sirva!

Na rede Fort Atacadista, o cliente encontra uma variedade de frutas, verduras, legumes e produtos voltados para a alimentação. Em Cuiabá, as lojas do Fort Atacadista estão situadas nas Avenidas Miguel Sutil e Fernando Corrêa da Costa e, em Várzea Grande, na avenida da FEB.

ASSESSORIA