Conectado por

Acre

Em Rio Branco, campanha de vacinação contra gripe H1N1 deve vacinar mais de 80 mil pessoas


Compartilhe:

Publicado por

em

A campanha de vacinação contra a gripe Influenza A/H1N1 começou nesta segunda-feira (8), em Rio Branco, e deve vacinar 80.689 pessoas do grupo prioritário. As doses da vacina estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde da capital até o dia 31 de maio.

A campanha estava, inicialmente, prevista para começar apenas na segunda metade de abril, mas a Prefeitura solicitou ao Ministério da Saúde a antecipação da vacinação por causa do registro de casos em estados vizinhos, conforme explicou o secretário municipal de Saúde, Oteniel Almeida.

“A gente teve que disponibilizar, de forma adiantada, devido à circulação que está acontecendo do vírus na nossa cidade e no nosso estado. Já temos casos confirmados nos estados vizinhos e isso nos coloca nessa responsabilidade”, disse Almeida.

O grupo prioritário são crianças na faixa etária de seis meses a menores de seis anos; idosos; gestantes; mulheres no puerpério; professores da rede pública e privada; trabalhadores em saúde; público do sistema prisional e também para os doentes crônicos. A meta é vacinar 90% desse público.

“Por isso que a prefeita solicitou ao Ministério [da Saúde], junto conosco da equipe para que a gente possa, juntos, antecipar e garantir que as pessoas tenham acesso à vacina que é o único meio de prevenir essa doença”, disse o secretário.

A vacina está disponível nas unidades de saúde da família no período de 8h às 12h e de 14h às 17h, e nas unidades de atendimento de referência no período de 7h às 18h. A meta é até dia 31 de maio cumprir o grupo prioritário e só depois disponibilizar para a população em geral. O dia ‘D’ de mobilização nacional está previsto para o dia 4 de maio.