Conectado por

Acre

Candidatos ao governo do Acre nas eleições de 2018: Veja quem são


Compartilhe:

Publicado por

em

Partidos têm até dia 5 de agosto para fazer as convenções. Os nomes têm que ser registrados até o dia 15, segundo calendário do TSE.

Veja nomes definidos em convenção de candidatos ao governo do Estado nas eleições de 2018, em ordem alfabética:

David Hall (Avante)

 David Hall é o candidato do Avante (Foto: Quésia Melo/ G1)

David Hall é o candidato do Avante (Foto: Quésia Melo/ G1)

O Avante definiu o nome de David Hall como candidato ao governo do Estado em convenção partidária em 27 de julho, em Rio Branco. O candidato a vice-governador é o pecuarista e graduado em hotelaria, Thiago Gonçalves.

David Hall tem 30 anos e é professor de filosofia na Universidade Federal do Acre (Ufac) e na escola José Rodrigues Leite. Ele começou na militância política no movimento estudantil.

Hall foi um dos fundadores da Rede Sustentabilidade no Acre e atualmente é um dos dirigentes do partido Avante. Esse é o primeiro cargo político que ele concorre.

Janaína Furtado (Rede)

 Janaína Furtado é candidata da Rede (Foto: Carlos Lima/ Arquivo pessoal)

Janaína Furtado é candidata da Rede (Foto: Carlos Lima/ Arquivo pessoal)

A candidatura de Janaína Furtado ao governo do Acre foi confirmada na convenção da Rede Sustentabilidade, no dia 20 de julho, em Rio Branco. O vice-candidato ao governo é o servidor público Júlio César.

Janaina Furtado, tem 31 anos, é pedagoga, professora do ensino infantil e vereadora, exercendo o mandato pela segunda vez.

No primeiro mandato, ela se elegeu pelo Partido Social Democrático (PSD), aos 25 anos de idade. Depois, fundou a rede sustentabilidade em Tarauacá, município onde se reelegeu vereadora.

Marcus Alexandre (PT)

 Marcus Alexandre (PT) fala durante convenção da FPA (Foto: Reprodução Rede Amazônica Acre)

Marcus Alexandre (PT) fala durante convenção da FPA (Foto: Reprodução Rede Amazônica Acre)

O nome de Marcus Alexandre (PT) para concorrer ao governo do Acre foi confirmada em convenção no dia 21 de julho, pela Frente Popular do Acre (FPA) que compõem 15 partidos. O ex-secretário de Segurança Pública, Emylson Farias, é o candidato a vice-governador.

Marcus Alexandre, tem 41 anos, é engenheiro civil, formado pela Universidade Estadual de São Paulo (USP).

Foi eleito prefeito de Rio Branco pela primeira em 2012. Em 2016, foi reeleito para o mandato 2010-2020. Entre 2007 a 2012, Marcus Alexandre foi diretor-geral do Deracre. Esta é a primeira vez que ele concorre ao governo do estado.

Ulysses Araújo (PSL)

 Coronel Ulysses Araújo fala durante convenção (Foto: Rede Amazônica Acre)

Coronel Ulysses Araújo fala durante convenção (Foto: Rede Amazônica Acre)

O Partido Social Liberal (PSL) definiu o nome de Ulysses Araújo (PSL) como candidato ao governo do Acre em convenção no dia 28 de julho, em Rio Branco. O advogado e economista Réssene Jarude foi confirmado como vice-candidato ao governo.

Ulysses é coronel da Polícia Militar do Acre (PM-AC) e foi subcomadante da PM. Em 2016, ele pediu demissão do cargo alegando “incompatibilidade de pensamento” com o atual governo.

Essa é a primeira vez que ele concorre a um cargo político.

Data das convenções

Data Partido Candidato Cidade
20/07 Rede Janaína Furtado Rio Branco
21/07 FPA Marcus Alexandre Rio Branco
27/07 Avante David Hall Rio Branco
28/07 PSL Ulysses Araújo Rio Branco
28/07 PSC apoio a Ulysses Araújo Rio Branco
04/08 PP Gladson Cameli Rio Branco