Conectado por

Saúde

Câncer de pele: Sinais que você precisa saber identificar


Compartilhe:

Publicado por

em

Mancha ou ferida que não cicatriza e continua a piorar, apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento são sinais de alerta para o câncer de pele.

P U B L I C I D A D E

câncer de pele é um dos tumores mais incidentes no Brasil. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são registrados mais de 185 mil casos da doença todos os anos. Esse número se refere à soma dos dois tipos de câncer de pele: o melanoma e o não melanoma.

Para se ter uma ideia, o Brasil fica atrás somente da Austrália, que tem uma das maiores taxas de câncer de pele do mundo, graças, principalmente, ao sol intenso característico do país.

Por aqui, o carcinoma basocelular é o mais prevalente dentre todos os tipos. Ele surge nas células basais, que se encontram na camada mais profunda da epiderme (a camada superior da pele), em regiões que ficam mais expostas ao sol, como face, orelhas, pescoço, couro cabeludo, ombros e costas.

A boa notícia é que esse tumor tem baixa letalidade e pode ser curado quando detectado precocemente.

Já os melanomas são menos frequentes, porém com uma taxa de letalidade maior. O melanoma, em geral, tem a aparência de uma pinta ou de um sinal na pele, em tons acastanhados ou pretos. Porém, a “pinta” ou o “sinal”, em geral, mudam de cor, de formato ou de tamanho, e podem apresentar sangramento. Essas lesões podem surgir em áreas difíceis de serem visualizadas pelo paciente, embora sejam mais comuns nas pernas, em mulheres; no tronco, nos homens; e pescoço e rosto, em ambos os sexos.

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br