Conectado por

Mato Grosso

Atacadistas debatem perspectivas políticas para o setor no pós-pandemia


Compartilhe:

Publicado por

em

A Associação Mato-grossense de Atacadistas e Distribuidores (AMAD) e o Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Estado de Mato Grosso (Sincad/MT) realizaram o 20° Encontro Anual do setor. O evento ocorreu nesta quinta-feira (10.12), no centro de eventos do Hotel Holiday Inn, em Cuiabá, com número reduzido de pessoas e seguindo todas as medidas de biossegurança necessárias para o período. A edição também marcou os 20 anos da AMAD e a posse da nova diretoria da entidade – triênio 2020-2023.

Como nas edições anteriores, o encontro trouxe uma palestra com um tema relevante, dessa vez sobre as “Perspectivas das várias políticas para o setor na pós-pandemia”, com o cientista político e professor universitário João Edisom de Souza. Após, o assunto foi debatido em uma plenária com representantes do segmento e do comércio e serviços de Mato Grosso.

João Edisom apontou que há um processo de constante mudança amplamente acelerado pela pandemia. Nesse sentido, ele citou três pilares que sustentam essa teoria, ou seja, a comunicação, a política e a economia. “A comunicação move a política, a política move a economia e a economia move a sociedade, necessariamente nessa ordem”, justificou o professor, ressaltando que o conceito de comunicação não é aquilo que se fala e sim, o que o outro entende.

Ele também ressaltou que para o segmento se fortalecer ainda mais e ganhar maior representatividade nas questões político-econômicas é preciso investimento político, além de organização, planejamento e comunicação direcionada.

Em uma de suas participações no evento, o novo presidente da AMAD, Luciano de Almeida, frisou que o setor precisa de mais união para que consiga alcançar novas metas e dessa forma, continuar discutindo as questões tributárias que impactam o segmento no Estado. “Somos todos iguais, parceiros, com os mesmos problemas e só vamos conseguir resolver se nos unirmos, porque juntos somos mais fortes”, enfatizou Luciano.

Também presente no encontro, o ex-presidente da entidade, João Carlos Sborchia, reiterou a importância da organização do setor para ter suas reivindicações atendidas nas diversas esferas de poder. “Temos que nos organizar, criar a nossa base e nos fortalecer para lutar pelo segmento”, pontuou Sborchia, ao presidir a AMAD por duas gestões.

Para o presidente do Sincad-MT, Sebastião dos Reis Gonçalves, o Tião da Zaeli, o setor precisa entrar em consenso para defender com mais empenho os interesses conjuntos da categoria. “Nossas lutas não são particulares, mas para defender o interesse de todo o comércio, especialmente dos atacadistas e distribuidores”, completou.

Os presidentes da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT), José Wenceslau de Souza Júnior, e da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (Facmat), Jonas Alves, participantes da plenária, registraram a necessidade de diálogo assertivo com o Governo Estadual nas situações que impactam no aumento da carga tributária.

A plenária foi conduzida pelo executivo Marcos Taveira e contou também com a participação do presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado de Mato Grosso (Sincovaga), Kassio Catena. O deputado estadual Max Russi prestigiou o evento que teve ainda as presenças dos associados, colaboradores e membros das empresas patrocinadoras, Fecomércio, Sicredi e Grupo Luminae Energia.

Posse da Nova Diretoria

A nova diretoria da AMAD – triênio 2020/2023 – tomou posse durante o 20° Encontro Anual do Setor Atacadista e Distribuidor de Mato Grosso. O presidente eleito, Luciano de Almeida, diretor da Sorpan Alimentos, declarou que vai continuar defendendo os interesses do setor, como os que envolvem impostos e carga tributária.

João Carlos Sborchia, que presidiu a Associação nos dois últimos mandatos, agradeceu o apoio de toda a equipe de colaboradores. “Tenho muito orgulho de participar da construção dessa história de 20 anos da AMAD. Agradeço o apoio da diretoria e o engajamento dos nossos associados, que foram fundamentais nas reivindicações e conquistas que tivemos. Temos que nos manter unidos e fortes”, ressaltou. João continua na diretoria como vice-presidente.

Ele lembrou ainda do terreno adquirido para a construção da nova sede da AMAD, que tem o objetivo de beneficiar os associados com um amplo espaço para realização de reuniões, treinamentos e eventos. O projeto contempla uma infraestrutura moderna para atender os associados, sonho antigo da entidade.

Um diferencial da nova diretoria é a participação dos jovens sucessores, futuro da AMAD e do segmento atacadista distribuidor de Mato Grosso, que vêm somar forças e trocar experiências com os demais associados que já atuam há mais tempo no setor.

Homenagens

Os ex-presidentes da AMAD foram homenageados com uma Moção de Agradecimento em reconhecimento aos relevantes serviços prestados em prol do fortalecimento do setor e contribuição ao desenvolvimento econômico de Mato Grosso. A moção se estendeu à ex-presidente da AMAD Mulher e aos ex-secretários-executivos.

Foram homenageados os ex-presidentes Antônio Domingos (Gestão 2001/2002); Leonardo Rodrigues de Mendonça (Gestão 2003/2008); Francisco José Antunes de Souza (Gestão 2009); Sérgio José Gomes (Gestão 2010/2014); e João Carlos Sborchia (Gestão 2015/2020). Também foi homenageada pelo trabalho social desenvolvido à frente da AMAD Mulher, Sheila Sborchia (Gestão 2014/2020), e os ex-secretários-executivos Jônatas Antonio Mendes Nogueira (Gestão 2001/2011) e Marcos Taveira (Gestão 2011/2020).

Assessoria