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Ano novo e novos negócios: O que considerar antes de empreender em 2021

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O ano de 2021 chegou, mas ainda com muitas incertezas em relação ao comportamento do cenário mundial. Por isso, antes de empreender este ano, seja com seu próprio negócio ou ao comprar uma empresa, é preciso levar em conta algumas premissas inerentes ao momento atual que o mundo está passando.

Ainda não estamos livres dos efeitos da pandemia de COVID-19, e isso ainda pode impactar os negócios que não estiverem preparados para enfrentar essas adversidades. No ano passado muitas empresas lutaram para se manterem em pé, enquanto outras conseguiram rapidamente se reinventar e se adaptar ao panorama difícil e inesperado que pegou todos de surpresa.

A chave para empreender em 2021 está justamente nessa capacidade rápida de adaptação. Negócios muito engessados, pouco digitalizados e sem flexibilidade em relação a processos acabam tendo maior dificuldade em se organizar diante de uma pandemia que colocou a maioria das pessoas para trabalharem em casa, longe do contato diário com o ambiente empresarial.

Para este ano, o empreendedor deve buscar novas oportunidades de negócios que podem ser, inclusive, herança dessa adaptação que o mundo todo teve que fazer. Por isso, separamos algumas dicas para ajudar a entender o que considerar antes de empreender em 2021:

  1. Negócios digitais

A palavra da vez é a digitalização. Não dá mais para fugir disso, tanto em um negócio já em andamento quanto na abertura de uma nova empresa. Valorize a tecnologia em qualquer empreendimento que venha a ter, aliando o digital ao fator humano de sua companhia.

  1. Flexibilidade

Para um novo empreendimento, nascer já flexível adianta muito o processo de sucesso do negócio. Planeje seu negócio para que ele tenha capacidade de se adaptar ao online e ao presencial, com uma comunicação alinhada e constante entre equipes. Além disso, considere se vale a pena manter uma grande estrutura física para sua empresa, se ela pode ser mais enxuta ou até no estilo de coworking, dependendo do tamanho do seu negócio, para reduzir custos e ainda ter mais facilidade em manter funcionários em revezamento entre o presencial e o home office.

  1. Parcerias

O momento é ideal para buscar parcerias que alavanquem o seu negócio em pontos que não necessariamente são o forte de sua empresa. Ter aliados que ajudem a manter os itens citados acima em evidência é fundamental. Se sua empresa não tiver essa estrutura, considere buscar parceiros no mercado que te ajudem a mantê-la.

  1. Oferta de serviços

Com o isolamento social, muitas pessoas ainda devem demorar a voltar para uma rotina fora de casa, seja para fazer compras ou fazer refeições em bares e restaurantes. A tendência para 2021 é que os serviços em casa continuem sendo uma forte opção dos usuários. Se estiver pensando em comprar uma empresa, além de levar em conta o digital, serviços de delivery de qualquer setor – restaurante, mercado, farmácia, pet, etc. – são uma ótima opção.

Além dessas tendências, há ainda nichos de mercado que estão em alta desde o ano passado e que devem permanecer em 2021. Se sua meta for começar um novo negócio, a compra de uma empresa pode oferecer vantagens para que você não precise iniciar do zero.

  • Crescimento inorgânico:

Aquisição é diferente de investir no próprio negócio. O crescimento pode ser mais acelerado, o que torna mais fácil também a consolidação do mercado. Além disso, há facilidades como já obter acesso a canais de clientes ou de distribuição.

  • Aquisição de tecnologias:

Se seu negócio não é digital – e esse é um dos pontos altos do momento, conforme mencionamos acima – adquirir patentes em empresas digitais pode alavancar essa área.

  • Oportunidade de mercado:

Se você tiver em vista uma empresa que está com alto valor competitivo à venda, vale a pena explorar a possibilidade de aquisição. Isso pode, inclusive, ajudar a reduzir a concorrência de mercado.

É importante ressaltar que buscar uma consultoria especializada na hora de comprar empresas, é essencial para definir melhor quais são as sinergias entre seus negócios atuais e o novo negócio a ser adquirido, levando em consideração ainda as tendências de mercado, sem cair em armadilhas.

Fonte: Capital Invest – assessoria especializada em fusões e aquisições.