Conectado por

Saúde

Você exagera nas festas de final de ano? Veja dicas para evitar problemas


Compartilhe:

Publicado por

em

Final de ano chegando e com ele as confraternizações em família, festa da empresa, happy hour com amigos, etc… Um personagem comum em todos esses eventos e que não costuma faltar é a bebida alcoólica, não é mesmo? Até por que o consumo de álcool que pode ser feito em celebrações e em datas festivas faz parte da nossa cultura. Só que neste período do ano é mais aceito socialmente e às vezes é feito de forma mais frequente e com maior intensidade.

P U B L I C I D A D E

Em pequenas quantidades (uma ou duas doses), o álcool promove uma desinibição e relaxamento, mas com o aumento desta quantidade a pessoa passa a apresentar diminuição da resposta aos estímulos, fala pastosa, falta de coordenação motora, alteração de comportamento, entre outros. Por isso, é necessário alertarmos sobre o consumo que ultrapassa o limite da moderação, que seria até duas doses* por dia, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Quando homens ingerem cinco ou mais doses, ou mulheres quatro ou mais doses, num período de até duas horas, isso significa um padrão de consumo perigoso, chamado de Beber Pesado Episódico (BPE) ou binge drinking, que pode acarretar problemas e riscos.

Faça suas contas. Quanto você anda consumindo de álcool? Está dentro deste padrão de BPE? Se sua resposta for sim, sinal vermelho. Exagerar, além de acabar com sua festa, pode trazer a famosa ressaca.

Sintomas como dor de cabeça, náusea, boca seca e tontura podem surgir entre 6 e 8 horas após o consumo e indicam o resultado da intoxicação aguda por álcool. Além da ressaca, o uso de álcool em excesso pode ocasionar amnésia alcoólica, que é a incapacidade de se lembrar de fragmentos ou eventos ocorridos enquanto se está bebendo.

Se decidir consumir bebidas alcoólica, evite beber de estômago vazio. Com o estômago cheio, a absorção do álcool ocorre mais lentamente. Os alimentos, especialmente os ricos em carboidratos, retardam a absorção. Além disso, intercale o álcool com água ou outras bebidas não alcoólicas.

Um alerta relevante é que em algumas situações o “beber socialmente” não vale e o consumo de álcool é inaceitável. É o caso do consumo de álcool por crianças e adolescentes, gestantes e da perigosa mistura beber e dirigir.

Comemore bastante as conquistas de mais um ano, mas não exagere no álcool.

Aproveito para deixar meus votos de boas festas e que o próximo anos seja repleto de hábitos saudáveis!

* Uma dose padrão de álcool equivale a 330 ml de cerveja/chopp, ou 100 ml de vinho ou 30 ml de destilado.

Escrito por Arthur Guerra de Andrade
Psiquiatria – CRM 33807/SP
Por Especialistas – Em 7/12/2017

minhavida

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br