Conectado por
Governo de Rondônia

Economia

Vai adiantar a parcela do décimo? Cuidado para não cair em dívida

Publicado por

em


Continua após a publicidade

Dinheiro extra na conta é sempre bem-vindo, ainda mais para quem tem um bom destino para ele.

Aqueles que planejam pedir ou vão receber o adiantamento da parcela do 13º salário devem prestar muita atenção em como aplicar esse valor, já que, se mal utilizado, ele pode fazer muita falta no final do ano!

Para saber mais sobre esse benefício, como ele funciona e quais são os procedimentos para pedir o adiantamento, confira as informações abaixo.

O que é o décimo terceiro?

É um direito formal dos trabalhadores com carteira assinada, empregados já aposentados e pensionistas do INSS.

Segundo a lei, o pagamento deve ser feito em duas parcelas. A primeira parte deve ser paga entre os dias 1º de fevereiro e 30 de novembro. A segunda, posteriormente, até o dia 20 de dezembro.

O valor do seu décimo terceiro é calculado de acordo com o salário regular e os meses trabalhados no ano.

O valor integral do salário do funcionário é dividido por 12 e multiplicado pela quantidade de meses trabalhados. Cada parcela corresponde a metade do valor final. No entanto, é importante lembrar que os descontos de Imposto de Renda e INSS incidirão totalmente sobre a segunda parcela, que será menor que a primeira.

Como e quando pedir o adiantamento

Para pedir que o seu 13º seja pago antes do mês de novembro, basta encaminhar um pedido formal para a empresa para a qual você presta serviços.

A melhor opção para entender como esse tipo de benefício é concedido no seu local de trabalho é entrar em contato com o departamento de Recursos Humanos, que terá informações detalhadas sobre os acordos coletivos adotados pela empresa.

Por exemplo, se você for sair de férias, o pedido de adiantamento deve ser feito durante o mês de janeiro do ano correspondente. Dessa maneira, o seu empregador será obrigado por lei a realizar o pagamento.

Alguns acordos coletivos permitem que a solicitação do adiantamento seja feito após esse período. Nesse caso, o empregador pode decidir entre pagar o valor ou não.

Em alguns casos, o próprio empregador decide realizar a antecipação para os funcionários. Em cargos públicos e bancos, isso é muito comum de ocorrer.

Caso haja algum reajuste salarial após o recebimento do adiantamento, fique tranquilo. Você receberá proporcionalmente quando a segunda parcela for paga, no mês de dezembro.

Se você obteve o adiantamento, pense com cuidado sobre as possibilidades para utilizar esse dinheiro. Com um bom plano em mente, diminuem as chances de gastar tudo de uma vez e acabar zerado no fim do ano.

Descubra as melhores formas para utilizar esse dinheiro:

Investir em sua carreira

Usar o adiantamento do seu décimo terceiro para investir em oportunidades que possam contribuir para o seu futuro profissional é uma boa ideia.

Por exemplo, de acordo com a Pesquisa Salarial, feita pela Catho, os salários são 61% maiores entre aqueles que falam inglês fluentemente. Se você ainda não fala, que tal investir em um curso de idiomas?

Algumas escolas oferecem cursos intensivos de inglês com descontos especiais para pagamento à vista. Vale a pena considerar também o investimento em um intercâmbio para dominar o idioma estrangeiro.

Curtir suas férias sem preocupação

Se você pediu o adiantamento porque vai sair de férias, veja qual será a melhor opção para utilizar esse dinheiro nesse período. Você pode incluí-lo no orçamento para dar um upgrade no seu destino ou incrementar os passeios que você deseja fazer.

Outra opção é guardar o dinheiro para o mês após o término de suas férias, quando você receberá somente o salário proporcional aos dias trabalhados.

Economizar o adiantamento ou ao menos parte dele evitará surpresas desagradáveis na hora do acerto de contas logo após seu merecido descanso.

Quitar dívidas

Se você tiver alguma dívida, principalmente aquelas com juros altos, como de cartões de crédito ou cheque especial, use o dinheiro do 13º para quitá-las.

Se você conseguir juntar o décimo terceiro com algum dinheiro extra e tiver o suficiente para realizar o pagamento à vista, é possível negociar os valores com o banco e tirar essa preocupação da sua vida de uma vez por todas.

Aplicar no seu plano de previdência

Fazer planos a médio e longo prazo com certeza deixará você livre de preocupações no futuro. Por isso, aplicar o adiantamento na sua previdência privada é o plano ideal.

Você pode usar o dinheiro para inaugurar sua previdência ou aumentar o valor de rendimento já aplicado.

A previdência pode ser usada para realizar um sonho futuro ou como uma forma de poupar para a aposentadoria. Nos dois casos, criar o hábito de aplicar seus adiantamentos de décimo terceiro dessa maneira vai ser ótimo para o seu bolso e para o seu futuro.

Independente da sua escolha, não se esqueça de aplicar bem o adiantamento para garantir que os seus sonhos futuros se realizem.