Conectado por
Governo de Rondônia

Acre

Urgente: Justiça suspende eleição de vice-reitor na Ufac

Publicado por

em


Continua após a publicidade

A Justiça Federal mandou que a Universidade Federal do Acre (Ufac) suspenda, de imediato, a eleição para o cargo de vice-reitor da instituição. A decisão é assinada pela juíza Franscielle Medeiros, da 1ª Vara de Rio Branco. O pedido foi feito pela Associação dos Docentes da Ufac (Adufac).

Segundo apurou ac24horas, o Colégio Especial Eleitoral da Ufac não podia ter autorizado a abertura de eleição para vice-reitor porque o cargo não estava vaga. A professora Margarida Aquino (que era vice de Minoru Kinpara), candidata à reitoria, não renunciou e, mesmo assim, autorizou a abertura da eleição ao cargo.

A juíza não enrolou em decidir e determinar que ao Colégio Eleitoral suspenda a Resolução 02/2018, que decidiu pela consulta à comunidade acadêmica para eleição de reitor e vice-reitor da Universidade Federal do Acre. A decisão é liminar, e ainda haverá uma decisão final, cabendo recurso.

Procurada, a Reitoria da Ufac não quis se manifestar sobre o caso. Disse apenas que não foi notificada sobre a decisão. Já a Comissão Eleitoral, que conduz a eleição erradamente, disse que só segue as determinações do Colégio Especial Eleitoral e que ainda não foi notificada.

A reportagem não conseguiu contato com Margarida Aquino, que concorre à reitoria, e a opositora dela, Alini Nicole, disse que não foi notificada e que essa decisão não tem nada a ver com a chapa dela, mas com o Colégio Eleitoral Especial. O telefone da Associação dos Docentes da Ufac não foi atendido.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *