Conectado por

Diversão

Turismo em Porto Velho: Conheça a Rota Histórico Cultural


Compartilhe:

Publicado por

em

A Rota Histórico Cultural de Porto Velho reúne uma caminhada pela arte, arquitetura e até pela gastronomia rondoniense.

P U B L I C I D A D E

Para te ajudar, o g1 compilou os pontos turísticos que compõem a Rota Histórico Cultural, com base nas informações repassadas pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur). Confira:

As Três Caixas d’Água

 

Praça das Três Caixas D'Água em Porto Velho — Foto: Leandro Morais/Prefeitura de Porto Velho

Praça das Três Caixas D’Água em Porto Velho — Foto: Leandro Morais/Prefeitura de Porto Velho

Também chamadas de Três Marias, as caixas d’água foram as responsáveis pelo abastecimento de Porto Velho até a desativação no fim dos anos 1950.

Uma curiosidade histórica é que nem sempre as três estiveram juntas. Segundo pesquisas da professora Yêdda Pinheiro Borzacov, em 1910 a primeira caixa d’água foi instalada e apenas em 1912 a companhia responsável pela construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré instalou as outras duas para melhorar o processo de abastecimento e distribuição de água em Porto Velho.

Elas estão localizadas na rua Dom Pedro II. Atualmente são completamente pretas, mas já tiveram a parte superior pintada de branco, como mostra a foto abaixo.

Três Caixas D'água em Porto Velho — Foto: Reprodução

Três Caixas D’água em Porto Velho — Foto: Reprodução

Casa de Cultura Ivan Marrocos

 

Casa da Cultura Ivan Marrocos — Foto: Diêgo Holanda/arquivo g1

Casa da Cultura Ivan Marrocos — Foto: Diêgo Holanda/arquivo g1

Na esquina próxima às Três Caixas d’Água está a Casa de Cultura Ivan Marrocos. O espaço tem esse nome em homenagem a um jornalista.

O visitante pode conhecer a casa por conta própria ou solicitar o acompanhamento. Todo o serviço é gratuito. No local, durante o ano são feitas exposições de arte contemporânea, desenho, pintura, escultura, objetos artísticos, fotografias, além de instalações.

Segundo o Governo de Rondônia, a visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados das 8h às 12h.

Museu da Memória Rondoniense

 

Museu da Memória Rondoniense, antigo Palácio do Governo em Porto Velho. — Foto: Loide Gonçalves/g1

Museu da Memória Rondoniense, antigo Palácio do Governo em Porto Velho. — Foto: Loide Gonçalves/g1

O Museu da Memória Rondoniense (Mero) está localizado na rua Dom Pedro II, bairro São Cristóvão. Ele possui o maior acervo do estado com artefatos arqueológicos, geológicos e paleontológicos.

Além disso, conta com um Centro de Documentação que resgata a História e a identidade dos rondonienses a partir de documentos e jornais antigos. Frequentemente também entram em cartaz exposições artísticas. A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Anteriormente o local funcionava como Palácio do Governo. Inaugurado em 1954, foi sede oficial de todos os governadores do então Território Federal de Rondônia.

 

Área interna do Museu Palácio da Memória Rondoniense (Mero) em Porto Velho — Foto: Loide Gonçalves/g1

Área interna do Museu Palácio da Memória Rondoniense (Mero) em Porto Velho — Foto: Loide Gonçalves/g1

Mercado Cultural

 

Mercado Cultural em Porto Velho — Foto: Prefeitura de Porto Velho/Divulgação

Mercado Cultural em Porto Velho — Foto: Prefeitura de Porto Velho/Divulgação

Bem na frente do Museu da Memória Rondoniense está o Mercado Cultural.

Ele reúne eventos culturais, principalmente envolvendo música e dança, além de oferecer semanalmente pratos da gastronomia regional. Já aos domingos é servido café da manhã nordestino.

Unir Centro

 

Unir Centro, antigo Porto Velho Hotel — Foto: Ana Kézia Gomes/g1

Unir Centro, antigo Porto Velho Hotel — Foto: Ana Kézia Gomes/g1

O local onde atualmente funciona a sede administrativa da Universidade Federal de Rondônia (Unir) já foi o Porto Velho Hotel, inaugurado em 1953. Ele foi construído para substituir o Hotel Brasil, que por mais de 40 anos era o único hotel em Porto Velho.

O local ficou conhecido nos anos 1970 pelas grandes festas beneficentes realizadas pelo Rotary Club. O Porto Velho Hotel foi tombado em 29 de novembro de 1988. O prédio está localizado na avenida Presidente Dutra, no centro da capital. Bem ao lado do Mercado Cultural e Museu da Memória Rondoniense.

https://g1.globo.com
Publicidade



Desenvolvimento
 Bônus de boas-vindas
Nossa webrádio parceira: dj90.com.br