Conectado por

Porto Velho

Exame preventivo do câncer de colo de útero é oferecido gratuitamente nas unidades de saúde de Porto Velho


Compartilhe:

Publicado por

em

Mulheres podem buscar o serviço em todas as unidades da zona urbana e rural

P U B L I C I D A D E

Toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve realizar periodicamente o exame preventivo do câncer de colo de útero (Papanicolau), principalmente as que têm entre 25 e 64 anos. Em Porto Velho, a Prefeitura disponibiliza o serviço em todas as Unidades Básicas de Saúde da zona urbana e rural.

O exame de colo de útero é a principal maneira para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico da doença bem no início, antes de aparecer sintomas. Para realizar o exame, a mulher deve procurar a unidade de saúde mais próxima da sua residência e apresentar documentos pessoais e cartão do SUS.

De acordo com a enfermeira e subgerente do Núcleo de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Ana Emanuela, a procura por esse tipo de exame em Porto Velho está muito abaixo do esperado. Em 2022, o procedimento foi realizado em 7.988 mulheres. “Isso representa 10% do público que precisamos atingir”, lamenta a enfermeira.

Servidora explica importância do exame preventivo para um tratamento precoceServidora explica importância do exame preventivo para um tratamento precoce

 

E os motivos da resistência das mulheres em buscar o exame são os mais variados, entre eles a vergonha e o fato da doença não apresentar sintomas.

“Normalmente a pessoa procura o serviço de saúde quando está sentindo algo, o que não ocorre no início do câncer de colo de útero. Por isso é tão importante o exame preventivo, para descobrir e tratar precocemente. Inclusive grávidas podem realizar se não houver condição de risco que contraindique” explica a enfermeira Ana Emanuela.

A profissional esclarece ainda que o exame preventivo pode também apontar as chamadas lesões precursoras, feridas que se não tratadas podem evoluir para câncer. É um exame necessário, não há outro que substitua essa técnica.

“As mulheres precisam buscar o serviço ginecológico como rotina e não somente quando estão sentindo alguma dor ou desconforto. O câncer é uma doença silenciosa e pode ser prevenida com medidas simples e muito eficazes”.

Exame pode ser realizado em unidades de saúde da capital Exame pode ser realizado em unidades de saúde da capital

 

EXAME NAS UNIDADES BÁSICAS

Todas as unidades básicas de saúde da zona urbana e rural possuem profissionais habilitados para realizar o exame. O atendimento é oferecido de segunda a sexta-feira das 8h às 18h. Para realizar o exame é necessário cartão SUS e CPF.

Para melhorar o resultado da amostra, a mulher não deve estar em período menstrual e não utilizar creme vaginal, duchas, tampões, desodorantes ou outros medicamentos vaginais antes do exame.

DADOS

Segundo o Instituto Nacional de Câncer – INCA, o câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer mais incidente entre mulheres, excluídos os de tumores de pele não melanoma. Para o ano de 2023 foram estimados 17.010 casos novos, o que representa um risco considerado de 13,25 casos a cada 100 mil mulheres (INCA, 2022).

Na análise regional, o câncer do colo do útero é o segundo mais incidente na região Norte (20,48/100 mil), Nordeste (17,59/100 mil), Centro-Oeste (16,66/100 mil), Sul (14,55/100 mil), Sudeste (12,93/100 mil).

Texto: Luciane Gonçalves
Foto: Felipe Ribeiro e SMC

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br