Conectado por
Governo de Rondônia

Saúde

Sextou com moderação: Saiba como o álcool atrapalha sua perda de peso

Publicado por

em


Continua após a publicidade

Vez ou outra, não faz mal tomar uma taça de vinho para celebrar pequenas conquistas ou lamentar as dores do cotidiano. Mas é preciso cuidado com excessos, e um “sextou” que dure de sexta-feira até domingo. O hábito aparentemente inofensivo traz uma série de prejuízos ao organismo, entre os quais a redução do metabolismo, tornando o processo de emagrecimento mais difícil.

É pouco efetivo comer salada e tomar suco verde a semana toda e, aos fins de semana, beber sem moderação. Segundo especialistas, o consumo de mais de 150ml por dia compromete diversas funções do corpo e tem impacto direto na perda de peso.

Além da quantidade de calorias presente no chope, uísque, drinque e afins, a bebedeira desenfreada faz com que o fígado, responsável por digeri-los, fique sobrecarregado. Ou seja: em vez de se ocupar de eliminar as toxinas e trabalhar para quebrar gorduras, o órgão fica comprometido e, por sua vez, seu organismo fica mais lento.

“Dessa forma, ele não consegue processar a gordura de maneira tão rápida e eficientemente, pois estará, também, trabalhando para expelir o álcool. Como consequência, ocorre a desaceleração do metabolismo, levando, inclusive, ao acúmulo de gordura”, detalha a médica nutróloga Marcella Garcez, diretora da Associação Brasileira de Nutrologia.

Segundo a expert, o ideal é não exagerar. Mas, se faltar autocontrole, ela ensina como se recuperar mais rapidamente:

  • Evite carnes vermelhas;
  • Opte por ingerir carnes brancas, como peixes ou frango, sempre cozidos ou grelhados;
  • Consuma bastante salada! As fibras ajudam a se livrar das toxinas e dão aquela forcinha na sensação de saciedade;
  • Se possível, evite destilados. “Eles possuem uma maior quantidade de álcool na composição”, salienta;
  • Beba bastante água entre uma dose e outra – e jamais se acabe em junk food no dia seguinte.

Metropoles