Conectado por

Aripuanã

Saúde reforça ações preventivas contra a Malária em Aripuanã


Compartilhe:

Publicado por

em

A Prefeitura de Aripuanã, através do Setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, alerta a população para o aumento de casos de Malária na cidade no mês de setembro.

P U B L I C I D A D E

De acordo com levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde, desde o início do ano já foram registrados 56 casos de malária em Aripuanã, sendo 21 no setor rural, 16 no garimpo e 19 no perímetro urbano da cidade. Apenas no mês de setembro, foram registrados 19 casos, tendo a maior incidência no perímetro urbano.

Visando intensificar os cuidados contra malária e as ações preventivas, as equipes do setor de Endemias têm realizado diversas ações e medidas para proteger a população, como bloqueio espacial feito entre o horário das 18hrs às 19hrs (horário de pico do mosquito), instalação de Mosquiteiros Impregnados com Inseticidas de Longa Duração (MILD) em residências e imediações onde foi registrado caso de malária, bem como, Borrifação Residual Intradomiciliar em locais que também tiveram casos de malária.

O mosquito que transmite a malária é o Anopheles (mosquito-prego). Ela é uma doença que tem cura e o tratamento é eficaz, simples e gratuito. Entretanto, a malária pode evoluir para suas formas graves se não for diagnosticada e tratada de forma oportuna e adequada.

Os sintomas mais comuns da malária são:

febre alta;

calafrios;

tremores;

sudorese;

dor de cabeça, que podem ocorrer de forma cíclica

A orientação é para que caso o morador apresente estes sintomas, procure a Secretaria Municipal de Saúde o mais rápido possível. O objetivo é ajudar o município prevenido e manter a população a salvo de um possível ou eventual surto de malária.

 

assessoria

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br