Conectado por

Entretenimento

Saiba a razão de desenvolvedores de jogos estarem focados em dispositivos móveis  


Compartilhe:

Publicado por

em

Desenvolvedores de jogos criaram diversos games com recursos diferenciados. A jogabilidade ficou muito mais aprimorada em diferentes dispositivos, como consoles, computadores e, principalmente, em smartphones. Afinal, a receita com jogos em celulares cresceu consideravelmente nos últimos anos.

P U B L I C I D A D E

Por outro lado, a receita de jogos para computador caiu 0,8% entre 2021 e 2022. Já para dispositivos móveis, o aumento foi de impressionantes 7,3%. Isso dá o panorama de um dos motivos pelos quais os desenvolvedores estão mais focados em dispositivos móveis. Porque, muito além do crescimento percentual, os jogos mobile representaram 93,2 bilhões de dólares em receita para o mercado global de games no ano passado.

Jogos mobile geraram a maior receita do mercado de games em 2021

As projeções para os jogos mobile se transformaram em realidade em 2021. Especialistas já haviam apontado para um grande aumento na receita advinda de jogos para dispositivos móveis. Somente no ano de 2021 a receita de jogos para dispositivos móveis representou 52% do total do mercado global de games.

Os dispositivos móveis foram responsáveis por gerar mais do que as receitas de jogos via PC e consoles em 2021. No caso dos PCs, por exemplo, a receita gerada por esse mercado no ano passado foi de 36,7 bilhões de dólares, representando 20% do total do mercado de games mundial.

Por fim, os consoles tiveram uma participação de 28% no total da receita gerada no mundo dos games no ano passado. Essa participação elevada no total da receita no mundo dos jogos, por parte dos games desenvolvidos para smartphones, mostra que esse mercado evidencia-se economicamente mais interessante do que PCs e consoles.

Projeções para 2022 apontam para novo aumento na receita de jogos para smartphones

Estudos apontam que a receita de jogos para dispositivos móveis crescerá de maneira absurda em 2022. Segundo análises de especialistas, é esperado que os games para smartphone sejam responsáveis por gerar 124,9 bilhões de dólares em 2022. Isso representa um aumento de 34,01%, um número muito maior do que os 7% de 2021 para 2022.

Para o ano de 2023, a expectativa é de que esse mesmo valor alcance 139,30 bilhões de dólares. Em 2026, espera-se que esse número chegue a 174,60 bilhões de dólares. Quando analisamos somente o mercado brasileiro, espera-se que em 2026 mais de 85 milhões de usuários participem desse segmento.

Smartphones são mais acessíveis do que consoles

Em dispositivos móveis é possível ler a revisão de cassinos de criptomoeda e encontrar o seu jogo preferido baixando-o, ou usando o navegador do seu smartphone. Os celulares contam com acesso à internet, e geralmente estão com os jogadores em diferentes momentos do dia. Seja no trabalho, na faculdade, ou enquanto aguardam num banco, os smartphones estão lá.

Os smartphones estão disponíveis para os usuários constantemente, e permitem que o jogo envie notificações para gerar ainda mais engajamento. Já os consoles, precisam ser jogados quando o jogador tem acesso a esse tipo de dispositivo, geralmente em casa.

A soma desses aspectos, com uma tendência de alta da receita no mercado de jogos para dispositivos móveis em 2022, traz boas perspectivas para desenvolvedores de games. Isso representa alguns dos motivos pelos quais eles têm focado mais nesse mercado ao longo dos últimos anos.

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br