Conectado por

Mato Grosso

Queimadas crescem 46% em MT; 92% dos registros são em áreas privadas


Compartilhe: Entre no nosso grupo do Whatsapp

Publicado por

em

Mato Grosso registrou 9.407 queimadas este ano, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O número representa um acréscimo de 46% em relação a todo o ano passado (jan a dez), quando os satélites identificaram 6.404 focos.

As estatísticas colocam o Estado em 1° lugar no ranking de incêndios. Em segundo lugar aparece Roraima (4.606) e, em terceiro, Tocantins (4.396).

Secretário-executivo do Comitê Estadual de Gestão do Fogo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Paulo Barroso explica que o aumento era esperado e tem causas naturais.

Segundo o coronel do Corpo de Bombeiros, em intervalos entre 2 e 5 anos, os dados históricos mostram um acréscimo dos focos devido ao acúmulo de biomassa no solo.

Foto: Corpo de Bombeiros

O material fica sobre a superfície e funciona como uma espécie de combustível. Assim, alimenta os focos de calor e os números de queimadas, que crescem proporcionalmente em toda Amazônia Legal.

Barroso adverte ainda que, segundo o acompanhamento feito pelos satélites do Inpe, a maior parte dos registros (92% deles) estão em áreas particulares, não nas reservas ou áreas de proteção.

Olhando para o céu

O coronel diz que a previsão do tempo para os próximos meses inclui o retorno das chuvas, o que influenciará o quadro. Vale lembrar que em Cuiabá, a Capital mato-grossense, não chove há mais de dois meses.

A expectativa é que a água chegue antes do final do período proibitivo de queimadas, 7 de setembro.

De acordo com a lei, a pessoa que for pega ateando fogo em qualquer área nesse período pode ser indiciada por crime ambiental e pagar multa entre R$ 1 mil e R$ 7,5 mil por hectare.

Serviço

O atendimento imediato e combate aos incêndios florestais deve ser acionado pelo número 193 do Corpo de Bombeiros. Já em caso de denúncias de queimadas nas áreas rurais, o cidadão deve entrar em contato pelo 0800 647 7363.

Queimadas urbanas devem ser denunciadas na prefeitura do município da ocorrência, nas Secretarias Municipais de Meio Ambiente ou Defesa Civil municipal.

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 1 =

Publicidade
Casas De Apostas Online

ALE-RO

ÓTICA DINIZ



Desenvolvimento