Conectado por

Nacional

Psicóloga, Natal em família


Compartilhe:

Publicado por

em

Psicóloga mostra como pais separados podem melhorar a experiência de Natal para seus filhos

P U B L I C I D A D E

Um estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que, em 2020, 80% dos filhos de pais separados sofreram alienação parental, uma violência psicológica que a criança sofre de um genitor para dificultar a sua convivência com o outro.

E, na época de datas comemorativas, sobretudo o Natal, o que deveria ser um momento de união e harmonia familiar pode se transformar em pressão psicológica, conflitos e desafios emocionais para crianças e adolescentes de pais separados.

Segundo Beatriz Brandão, especialista em Psicologia Clínica para adultos e casais, com a chegada do Natal, muitos casais que não têm um acompanhamento profissional decidem tomar atitudes que, em casos extremos, podem ser negativas para as crianças. “De um lado, temos pais divorciados que decidem passar o final de ano juntos, pelos filhos, mas sujeitos a discussões ou, até mesmo, agressões, com o consumo de álcool sendo comum em datas comemorativas. De outro, temos pais que querem não apenas passar as festividades separados, como também afastar os seus filhos, induzindo as crianças com desculpas contra o outro genitor”, explica a psicóloga.

Então, pensando nisso, chegamos à questão: como os pais podem melhorar a experiência dos filhos na época do Natal? Quais são as estratégias para minimizar conflitos e garantir a felicidade das crianças?

Para abordar essas questões, sugiro entrevista com Beatriz Brandão, que pode investigar as emoções das crianças durante as festas de final de ano e oferecer dicas práticas para casais que querem construir um Natal feliz para seus filhos, evitando qualquer desentendimento ou alienação parental.

Sugestão de perguntas:

– Quais emoções podem despertar, para crianças e adolescentes de pais separados, durante as festas de final de ano?

– É comum que pais divorciados passem o Natal separados, mesmo com filhos pequenos?

– Quais comportamentos do casal podem levar uma criança a sofrer alienação parental?

– Caso os pais queiram passar o Natal separados, quais são as alternativas para melhorar o dia dos filhos?

– Caso os pais queiram tentar passar a data juntos, pelos filhos, quais dicas você oferece para tornar a experiência agradável?

– Existe alguma forma de autoterapia para ocasiões que saiam do controle, como desentendimentos?

Sobre Beatriz Brandão:

Formada em Psicologia pela antiga União Bandeirante de Educação (Uniban) e mestra em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Beatriz Brandão é uma psicóloga que atende adultos e casais no formato online e presencial, com uma clínica localizada em Moema (SP). Há mais de 10 anos de experiência em psicoterapia, Beatriz ajuda pessoas a alcançarem seu potencial pleno de desenvolvimento pessoal por meio de consultas, palestras corporativas e dos seus e-books, que oferecem técnicas de autoconhecimento para questões como autoestima, família tóxica, controle excessivo e ansiedade. Site: https://www.beatrizbrandao.com.br/

Publicidade



Desenvolvimento
 Bônus de boas-vindas
Nossa webrádio parceira: dj90.com.br