Conectado por

Pará

Produção de pitaya e Dia de Campo sobre Apicultura são destaques do Conexão Rural deste fim de semana


Compartilhe: Entre no nosso grupo do Whatsapp

Publicado por

em

A produção de pitaya vem crescendo bastante no Pará e no Brasil e conquistando cada dia mais o mercado no país, graças às qualidades nutricionais. Segundo a Associação dos Produtores de Pitayas do Brasil, o país produz por ano de 5 a 8 mil toneladas de pitaya.
A entidade informa que o cultivo está presente em todos os estados, com destaque para São Paulo, Pará, Santa Catarina, Minas Gerais e Ceará.
A fruta vem conquistando cada vez mais espaço no mercado graças às suas qualidades: nutritiva, exótica e lucrativa, como destaca o professor Dejalmo Prestes, especialista em pitaya.
E em Canaã dos Carajás, no sudeste do Pará, o produtor Edivaldo Martins vem obtendo sucesso há quatro anos com a produção de pitaya.
O Conexão Rural mostrará detalhes da produção de pitaya no Pará e no Brasil, e falará sobre o 1º Simpósio Brasileiro das Pitayas, que será realizado dia 14 de dezembro em Juazeiro, na Bahia.

Apicultura

Outro destaque do programa é a apicultura. De acordo com dados do IBGE, só no ano passado, o país produziu 51.507.862 de mel. O estado que mais produz mel é o Paraná, com 7.844.255; em segundo lugar vem o Rio Grande do Sul com 7.466.815 toneladas em 2020. O Piauí é o terceiro maior estado produtor de mel no Brasil. Só no ano passado, segundo o IBGE, foram produzidas no estado 5.672.514 toneladas de mel. E o Maranhão produziu 2.477 mil 212 toneladas.
O Pará teve uma produção em 2020 de 627 mil 456 toneladas. No Estado do Pará, o maior produtor de mel é o município de Capitão Poço. Só ano passado Capitão Poço produziu 108 mil toneladas de mel. Em segundo lugar aparece Ourém com 33 mil 200 toneladas e em terceiro lugar Garrafão do Norte, com 28 mil e 500 toneladas de mel.
A prefeitura de Parauapebas, no sudeste do estado, quer tornar a apicultura uma nova cadeia produtiva no município. Para isso, realizou dia 26 de novembro um Dia de Campo sobre Apicultura. O Conexão Rural mostrará os bastidores do dia de Campo e entrevistas com autoridades e com apicultores.
Na parte musical o programa apresenta violeiros que participaram do Primeiro Festival de Viola Caipira do Entorno do Distrito Federal.

Onde assistir o programa…

O Conexão Rural é veiculado todo sábado e domingo às 9h30 pela Rede TV de Parauapebas (PA); em sites parceiros em Imperatriz (TV Web O Progresso); no Paraná (Minuto Rural); em Araguatins (Folha do Bico); em Palmas (Norte Agropecuário) e em Porto Velho (O Nortão), no canal no You Tube Conexão Rural Brasil, além das redes sociais do jornalista Lima Rodrigues, produtor e apresentador do programa.
O Conexão Rural pode ser visto na parabólica por intermédio da TV Milagro Brasil (SP), canal focado ao mundo do agro, na frequência 3.665 Mega-hertz (MHz).
Na TV Milagro Brasil, o programa é veiculado todo domingo às 13h30, com reprise em vários dias e horários: às segundas, quartas e domingos às 16h. E às terças, quintas e sábados às 6h30 da manhã e às 16h de sábado também.

 

 

 

Edição: Pezão
Assistente de produção: Ana Cláudia Aragão

Assessoria

 

 

 

Publicidade
CRÉDITO JÁ - EMPRÉSTIMOS
Casas De Apostas Online

ALE-RO

ÓTICA DINIZ



Desenvolvimento