Conectado por

Mato Grosso

Processo de renovação da CNH poderá ser iniciado pela internet em MT

Publicado por

em

Uma nova atualização do aplicativo MT Cidadão agora possibilita que os condutores mato-grossenses possam iniciar o processo de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pela internet. Além deste, outros serviços também foram incluídos nesta nova versão. A intenção é agilizar o processo e evitar que as pessoas percam muito tempo no local, devido a pandemia do novo coronavírus.

Continua após a publicidade

Seguindo a recomendação dos órgãos de Saúde para manter o distanciamento social durante o enfrentamento da Pandemia do Coronovírus (Covid-19), o Governo do Estado tem aumentado o número de serviços realizados pela internet (e-services).

Com o início do processo pelo aplicativo, fica dispensado o requerimento em papel, diminuindo o número de atendimentos presenciais e gerando economia nos recursos.

Para pedir renovação da habilitação, o cidadão deve baixar o aplicativo MT Cidadão, fazer o cadastro. Após fazer o pedido, será emitida a guia de pagamento. Após esse processo, o condutor deverá ir até a unidade do Detran escolhida para tirar foto e coletar dados biométricos.

Depois, é preciso comparecer na clínica médica indicada para fazer os exames necessários. O andamento do processo poderá ser conferido pelo aplicativo.

Além do pedido de renovação, a última atualização do MT Cidadão tornou possível solicitar a segunda via da CNH, pedir a Permissão Internacional para Dirigir e no caso dos condutores utilizam CNH provisória, a CNH definitiva.

Por meio do app ainda é possível verificar Taxas de Veículos, Taxas de Habilitação e Solicitação de PID. Quanto aos demais serviços disponibilizados pelo DETRAN, o usuário conta com opções de consulta do resultado de recurso de infração; emissão de certidão negativa de multa; consulta de dados, geração e impressão de certidão de condutor; validação das informações e pagamento das taxas.

MT Cidadão

O MT CIDADÃO  é uma iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso que visa ampliar a transparência e prestação de serviços ao cidadão. Desenvolvido e mantido pela Empresa Mato-Grossense de Tecnologia da Informação (MTI), é uma plataforma que disponibiliza em um só lugar vários serviços digitais essenciais e relevantes para o cidadão.

Conforme o diretor-presidente da MTI, Antônio Marcos, esse é mais um serviço que visa facilitar a vida dos cidadãos. “Já temos mais de 50 e-serviços disponíveis e que podem ser realizados sem sair de casa. O nosso objetivo com o MT Cidadão é agilizar ainda mais os processos e contribuir para as medidas de isolamento social que o Estado adotou”.

A atualização já está disponível para Android na loja Google Play e para o sistema IOS na App Store.

OLHARDIRETO