Conectado por

Aripuanã

Prefeitura de Aripuanã leva campanhas preventivas até a Comunidade São Lourenço


Compartilhe:

Publicado por

em

A prefeitura de Aripuanã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, montou uma comitiva para levar a campanha “Você Faz a Diferença! Eu cuido de você. Você cuida de mim”, até a Comunidade São Lourenço, localizada dentro da Reserva Extrativista Guariba Roosevelt, cerca de 80 quilômetros do Distrito de Conselvan.

O trabalho preventivo, além de fazer o teste de rastreamento da Covid-19 na comunidade, também visa reforçar com os moradores os principais cuidados para evitar a transmissão do vírus.

A equipe foi formada pela Prefeita Seluir Peixer, pelo Vice-prefeito e Secretário Municipal de Saúde designado, Luciano Vasconcelos, pela Secretária Municipal de Governo e Planejamento, Graça Teixeira, bem como médico, enfermeiras, técnicos de enfermagem, vacinador e demais apoiadores. Todos foram testados antes de entrar na comunidade para garantir a segurança dos moradores.

Foram mais de 160 quilômetros de estrada e depois mais três horas de barco pelo Rio Guariba, pois a comunidade não possui acesso por estrada. Mas o esforço valeu a pena, já que os moradores, em sua maioria remanescentes de seringueiros tradicionais, que também eram conhecidos como soldados da borracha, participaram da mobilização e nenhum deles testou positivo para o teste de rastreamento.

Na mesma ação, as equipes também realizaram testes de rastreamento de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, Consulta Médica e uma palestra com o tema “Educação em Saúde”.

O Vice-prefeito e Secretário Municipal de Saúde designado, Luciano Vasconcelos explicou que além da participação dos moradores neste tipo de mobilização, também é necessário que cada um faça sua parte no dia a dia. “Nós traçamos metas e objetivos, neste sentido, estamos tentando trilhar um caminho para que esse vírus não ocasione em grandes prejuízos, no caso vidas. Por isso nós queremos e estamos trabalhando esse lado preventivo e pretendemos voltar mais vezes aqui”, explicou Luciano.

A Prefeita Seluir Peixer agradeceu a presença de todos os servidores que se empenharam para levar essa iniciativa até a comunidade e também aos moradores, que participaram da ação e tem papel fundamental nesse trabalho preventivo. “Esse é o estilo da nossa gestão, levar ações até os moradores, não o contrário. Com isso, nós vamos poder dar um atendimento ainda melhor às pessoas que procuram a saúde pública. Mas para isso precisamos ter o envolvimento de todos neste tipo de ações”, pontua.

Aripuana.mt.gov.br