Conectado por

Nacional

Por que alguns infectados não têm sintomas de covid? Pesquisa brasileira pode ter descoberto

Publicado por

em

Por que algumas pessoas são infectadas pelo sars-cov-2 e não desenvolvem sintomas ou apenas sintomas leves? Uma pesquisa feita no Brasil encontrou dados que podem ajudar a responder esta questão. Ela verificou o papel de uma substância produzida no próprio pulmão, a melatonina, na proteção contra a forma grave da doença.

Líder do trabalho, a professora do Instituto de Biociências (IB) da USP, Regina Pekelmann Markus, ressalta, porém, que se trata apenas da melatonina produzida no órgão. “Tomar o hormônio por via oral, por exemplo, não trará resultados, pois a substância não chega aos pulmões”.

Segundo o estudo, a melatonina produzida no pulmão atua como uma barreira contra a covid-19. A descoberta é que o hormônio impossibilita a infecção dessas células e, consequentemente, ativa o sistema imunológico, permitindo que o vírus permaneça por alguns dias no trato respiratório e fique livre para encontrar outros hospedeiros.

Avanços e descobertas

A descoberta, realizada por pesquisadores da USP, ajuda a entender por que há pessoas que não são infectadas ou que estão com o vírus, detectado por teste do tipo RT-PCR, e não apresentam sintomas de covid-19.

A pesquisa também abre a perspectiva de uso da melatonina administrada por via nasal – em gotas ou aerossol – para impedir a evolução da doença em pacientes pré-sintomáticos.

“Para comprovar a eficácia terapêutica do hormônio na luta contra a covid-19, porém, será necessária a realização de uma série de estudos pré-clínicos e clínicos”, advertem os pesquisadores.

Os resultados do trabalho foram descritos em um artigo e publicado em uma revista científica no exterior.

(Com Agência Fapesp)