Conectado por

Rondônia

Polícia Militar discute medidas de segurança com representantes de blocos carnavalescos


Compartilhe:

Publicado por

em

As estratégias de segurança e medidas que serão desenvolvidas no período momesco foram amplamente discutidas na manhã de quarta-feira (5) durante reunião com diretores de blocos carnavalescos de Porto Velho, representante da Fundação Cultural de Porto Velho – (Funcultural) e a Polícia Militar do Estado de Rondônia. Todo o esquema montado para o carnaval não vai afetar as atividades de rotina da Polícia Militar, conforme antecipado pelo coordenador de Planejamento Operacional (CPO), coronel PM Fábio Alexandre Santos França.

P U B L I C I D A D E

Realizada no auditório do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), a reunião também contou com a presença do coordenador do Comando Regional de Policiamento (CRP –I), coronel PM Drayton Florêncio da Silva. Durante a reunião foram repassadas informações de segurança para os blocos, bem como ajustes das medidas e discutidos pontos cruciais que podem causar adversidades durante o período carnavalesco. Segundo os oficiais da PM, as medidas discutidas durante a reunião são consideradas necessárias para que possam impedir registros de violência, como em carnavais anteriores.

A preocupação quanto ao abuso no consumo de bebidas alcoólicas por parte dos foliões e a possibilidade da ação de vândalos no período carnavalesco foram os principais pontos de discussão na reunião. O coronel PM Alexandre salientou que há um aumento significativo nas ocorrências que envolvem violência durante o Carnaval, pois alguns foliões perdem a noção das suas responsabilidades.

“A segurança pública é um direito de todos, mas também é uma responsabilidade de todos. É um dever da polícia e dos órgãos de segurança pública prover a segurança, mas todos têm suas responsabilidades”, disse o coronel PM Alexandre, destacando, também, que a intenção é garantir que cada folião divirta-se em segurança, mas a Polícia Militar ao mesmo tempo manterá as atenções voltadas para atender à população.

Polícia Militar debate segurança com representantes de blocos carnavalescos

A Polícia Militar estará com reforço em todo seu efetivo para impedir possíveis ações criminosas e garantir a segurança dos foliões. Conforme destacado pelo coronel Alexandre, as medidas planejadas para o carnaval incluem policiamento ostensivo, orientação do trânsito, além de patrulhas e atuação direta na segurança, evitando, dessa forma, ocorrências de furtos, roubos, e até mesmo situações de possíveis lesões corporais e homicídios.

FUNCULTURAL

O diretor de Cultura da Funcultural, Eudes Claudino, apresentou as principais necessidades e dirimiu, juntamente com os representantes de blocos que participaram, as principais dúvidas quanto às orientações de segurança para os foliões e para prevenção da prática de furtos e roubos que acontecem nos corredores carnavalescos e proximidades.

“A maior parceria a Prefeitura tem hoje é com a Polícia Militar tanto pela questão de proporcionar segurança da população neste e em outros eventos como as festas de arraial. Já faz oito anos que não temos incidentes no carnaval. A Banda do Vai quem Quer é um exemplo, pois movimenta mais de 450 mil pessoas e por anos não acontecem mais incidentes, só temos a agradecer por todas as orientações e pela excelente parceria”, disse Eudes.

FONTE:

Secom – Governo de Rondônia

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br