Conectado por

Porto Velho

Poetisa Uélida vence o Slam Rondônia e irá representar o estado em evento nacional


Compartilhe:

Publicado por

em

Jovem artista, de apenas 15 anos, ganhou as três fases do Campeonato Estadual de Poesia Falada e se classificou para o Slam BR

P U B L I C I D A D E

 

O estado de Rondônia conheceu nesta segunda-feira (2) a representante do Slam BR, o Campeonato Brasileiro de Poesia Falada. A jovem poetisa Uélida, de 15 anos, venceu a competição estadual de poesia e performance “Slam Rondônia” e irá representar o estado no evento nacional, que ocorre entre os dias 30 de novembro e 03 de dezembro em Itabira (MG). O Slam Rondônia foi realizado na Sede da Juventude Indígena de Rondônia.

O Slam BR conta com poetas periféricos de todas as regiões do Brasil e é a primeira vez que Rondônia envia um representante para uma etapa nacional presencial. Em 2020, o estado teve a representação de Will em uma etapa virtual, que aconteceu com restrições devido a pandemia do Covid-19. Will inclusive ficou na segunda colocação nesta seletiva de 2023.

Uélida Castro é uma artista que apresentou poesias com teor crítico, clamando pela necessidade de investimento na cultura periférica em suas letras. O Slam Rondônia foi um evento formado por três etapas (quartas-de-final, semifinal e final) e a jovem artista de 15 anos mostrou uma performance encantadora, ficando em primeiro lugar nas três fases, mesmo sendo a poeta mais jovem e única menor de idade a competir.

Uélida é estudante da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Barão dos Solimões. Ela já conquistou outros prêmios a nível estadual e nacional em diferentes áreas. Em 2022, ela venceu a Olimpíada Nacional de Eficiência Energética “ONEE” e, neste ano, foi premiada com a redação nota 1000, o que gerou o prêmio estadual do “Revisa Mais”.

“Onde o silêncio ecoa, fiz das vibrações os meus impulsos! Vibrações essas que vêm de pessoas que compartilham das mesmas dores, das mesmas faltas e por isso, a força resultante sobressaiu a inércia! Sou muito grata aos impulsos que vêm por parte da minha família, os empenhos de meus professores e referência de artistas que mutuamente corroboram como lanternas para ser o que estou me tornando e para os que hão de vir”, declarou Uélida.

A grande final do Slam Rondônia contou com as participações de Uélida, Will e MC Lobo. Todos esses finalistas receberam livros de poesia oferecidos por Emerson Alcalde, organizador do Slam da Guilhermina, um dos principais eventos de poesia do Brasil. A articulação para conseguir esses livros foi feita pelo Movimento de Afetados por Barragens (MAB).

O Slam Rondônia contou com etapas realizadas em Porto Velho (Slam Guaporé) e Ariquemes (Slam da Ponte). O evento foi organizado pela Liga de MCs de Porto Velho e apoiado por Nzinga Arte, Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé, Juventude Indígena de Rondônia e Bloco de Ações em Rap, Rádio e Ausências Sonoras (BARRAS).

AI

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br