Conectado por

Saúde

Como o colchão pode impactar na qualidade do sono


Compartilhe:

Publicado por

em

O INER – Instituto Nacional de Estudos do Repouso traz especialistas no assunto para orientar a população, na abertura Sleep Well Expo 2023

P U B L I C I D A D E

 

O evento acontece de 6 a 8 de outubro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, com entrada gratuita

 

Como o colchão pode impactar na qualidade do sono? Este será o tema de abertura da programação da Sleep Well Expo 2023 e Terapêutico Expo 2023, eventos promovidos pela TRIOXP Feiras e Eventos, nos próximos dias 6, 7 e 8 de outubro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. A entrada é gratuita.

 

O painel de abertura será organizado pelo INER – Instituto Nacional de Estudos do Repouso, com os temas “Quais critérios o consumidor deve considerar ao escolher o colchão?”, com Débora Fernandes, Diretora Executiva do INER; “Sono como regulador das Emoções, da Saúde e do Bem-Estar”, com Maria Cristina Gonçalves, consteladora sistêmica familiar e empresarial; “Sono e Ergonomia”, com Dr. Danilo Sguillar, otorrinolaringologista e médico do Sono.

 

“O sono saudável depende de escolhas conscientes. Nosso papel é incentivar o consumidor a exigir um produto certificado. Isso somente será possível se ele tiver o acesso à informação correta. Vamos explicar quais são as diferenças entre um colchão de molas e de espuma e apontar alguns aspectos que ele deve ter atenção na hora de escolher o colchão. Exemplo: verificar se a densidade da espuma é compatível ao seu biotipo, independente do suporte máximo de peso das molas. A escolha da espuma na densidade correta é uma das garantias que o colchão não irá deformar rapidamente”, adianta Débora.

 

A terapeuta e consteladora sistêmica Maria Cristina Gonçalves ressalta que um sono confortável e de qualidade é fundamental para o bom gerenciamento das emoções. “Basta observar que, após uma noite mal dormida, o nosso desempenho cognitivo e emocional fica prejudicado. Passamos a potencializar as emoções e sensações desagradáveis, impedindo que os fatos sejam analisados com mais leveza e objetividade.  Dormir bem é parte fundamental de uma boa qualidade, boa saúde, boas relações e bom controle emocional”, comenta.

O médico do Sono Dr. Danilo Sguillar afirma que, assim como a escolha do colchão deve ser feita de forma individualizada, a posição para dormir também deve ser individual. “A posição ideal deve ser a mais confortável e reparadora para o sono do indivíduo. O importante é seguir as recomendações para evitar sobrecargas na coluna e no pescoço”, explica.

O especialista aponta quais são as vantagens e desvantagens e as recomendações para cada uma das posições:

  1. Dormir de bruços

É a posição menos recomendada para o relaxamento da coluna. Recomenda-se colocar um travesseiro embaixo do quadril e da barriga para aliviar a pressão na coluna e no pescoço

O hábito de dormir de bruços favorece a pressão da cama e do travesseiro no rosto da pessoa. Isto pode gerar maior chance de respiração oral. Para o adulto, não existe preocupação em deformidade esquelética, já para a criança, a respiração oral em longo prazo geram alterações esqueléticas como dentes tortos e céu da boca fundo, o chamado palato duro ogival. Contudo, a contribuição da posição de dormir para deformidades craniofaciais em crianças é mínima. Hábitos como chupar dedo ou chupeta são mais desfavoráveis e geram maior chance de dentes tortos, boca entreaberta e alteração de mordida.

  1. De costas

Para quem dorme de barriga para cima o ideal é posicionar um travesseiro abaixo dos joelhos para que a região cervical se alinhe com toda a coluna. Isso garante repouso da coluna.

No entanto, dormir nesta posição favorece o desabamento de estruturas como base de língua, amígdalas que geram maior estreitamento da faringe levando a quadros de roncos e apneia obstrutiva do sono

  1. De lado

Para quem dorme de lado, é recomendável que você coloque um travesseiro entre os joelhos. O outro travesseiro deve ser responsável por acomodar a cabeça na mesma altura que o ombro para que a coluna fique na posição correta

  1. Dormir do lado esquerdo

Há recomendações para dormir do lado esquerdo mas até o momento, há poucos artigos científicos que nos respaldem para, de fato, sustentarmos a idéia de que dormir de lado é mais vantajoso. Fato é que existem trabalhos (em ratos) demonstrando que a posição “de lado” favorece o funcionamento do sistema de limpeza cerebral (sistema glinfático). Este sistema atua como um “lixeiro” cerebral e tem sido estudado em associação com doenças de Parkinson e Alzheimer, ou seja, precisamos dormir para o sistema atuar e evitar doenças que estão ligadas ao acúmulo de proteínas cerebrais. Também existe artigo comprovando que dormir de lado pode facilitar a digestão e diminuir a chance de refluxo gastroesofágico.

Já para gestantes, dormir do lado esquerdo é interessante pois favorece o retorno venoso por não comprimir a veia cava (veia que traz o sangue dos membros inferiores ao coração)

  1. Posição fetal

Normalmente se assume a posição fetal em quadros de dor. É conhecida também como posição antálgica (anti-dor). Não é uma posição favorável para a coluna

  1. De conchinha

Não há nenhum problema dormir de conchinha. O problema é o braço que se coloca em baixo da cabeça do companheiro ou da companheira que pode ficar amortecido  pela pressão no conjunto de nervos do chamado “plexo-braquial”.

AGENDA

Confira os horários das palestras:

Sleep Well Expo 2023 – Painel INER – Como o colchão impacta no sono e na saúde

Data: 06/10/2023

Local: Centro de Convenções Frei Caneca

Entrada gratuita

Das 10h30 às 11h – Quais critérios o consumidor deve levar em consideração ao escolher o colchão? – Débora Fernandes, Diretora Executiva do INER

Das 11h às 11h45 – Sono como regulador das emoções, da saúde e do bem-estar” – Maria Cristina Gonçalves, consteladora sistêmica familiar e empresarial

Das 11h45 às 12h30 – Sono e Ergonomia – Dr. Danilo Sguillar, otorrinolaringologista, médico do Sono.

Das 12h30 às 13h – Tire dúvidas

Programação completa da Sleep Well Expo 2023 e Terapêutica Expo 2023:

https://sleepwellexpo.com.br/programacao/

Credenciamento público:

https://sleepwellexpo.com.br/credenciamento/

Credenciamento imprensa:

https://sleepwellexpo.com.br/credenciamento-imprensa/

Sobre o INER

O Instituto Nacional de Estudos do Repouso (INER) nasceu em 1984 com o propósito de promover escolhas conscientes para o sono saudável, com base em conhecimento técnico, tendências de mercado, estudos científicos, comportamento de consumo e tecnologia.

O Instituto foi pioneiro ao desenvolver a Tabela de Biotipo, sendo esta a primeira norma técnica para colchões de espumas do Brasil, o que mudou a forma como fabricamos e compramos colchão, nas últimas quatro décadas.

A entidade também criou o selo Pró-Espuma, que certifica a qualidade da matéria-prima utilizada nos colchões, seguindo os mais rigorosos testes de qualidade do mercado.

Em 2004, criou a primeira norma técnica para colchões de molas no Brasil e o Certificado Pró-Molas.

Em 2011, o instituto passou a certificar também estofados e travesseiros.

E continua liderando o setor, impulsionando o desenvolvimento de pesquisas e normativas para balizar o desenvolvimento de produtos e serviços de alta qualidade no país, tudo isso sob os pilares da sustentabilidade.

Serviço:

Instagram: @ineroficial

                   @proespuma

Site: www.proespuma.org.br

Mais informações para a imprensa:

Tierno Press Comunicação

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br