Conectado por

Mato Grosso

Peixes são achados mortos em rio e prefeitura diz que lagoa que recebe dejeto de gado transbordou em MT

Publicado por

em

Diversos peixes foram achados mortos na última segunda-feira (23) no Rio Água Boa, entre os municípios de Juara e Novo Horizonte do Norte, a 690 km e 663 km de Cuiabá. As mortes dos animais teriam ocorrido após o transbordamento de uma lagoa que recebe dejeto de gado de uma empresa.

Continua após a publicidade

A situação foi denunciada pela Prefeitura de Juara nessa terça-feira (24), que comunicou a morte dos peixes à Secretaria de Meio Ambiente (Sema) de Mato Grosso e ao Ministério Público de Mato Grosso.

Segundo a prefeitura, inúmeros peixes de diversas espécies foram encontrados mortos no córrego e rio Água Boa, que divide os municípios cortando a MT-338.

A prefeitura afirmou, em nota, que o transbordamento das lagoas de decantação de um confinamento localizado na margem esquerda da mesma rodovia, em Novo Horizonte do Norte, causou a morte dos peixes.

Diversos peixes foram achados mortos na última segunda-feira (23) no Rio Água Boa, entre os municípios de Juara e Novo Horizonte do Norte — Foto: Arquivo pessoal

Diversos peixes foram achados mortos na última segunda-feira (23) no Rio Água Boa, entre os municípios de Juara e Novo Horizonte do Norte — Foto: Arquivo pessoal

O confinamento tem capacidade em torno de 14 mil cabeças de gado.

Pelo fato do estado estar no período de seca prolongada, a prefeitura diz que ‘deve ter ocorrido acúmulo de dejetos’, que, com as chuvas ocorridas no final de semana, foram levados para o rio e causaram a morte dos peixes.

A Empresa Mato Grossense de Pesquisa Assistência e Extensão Rural (Empaer) disse à prefeitura que choveu o volume de 102,5 milímetros no final de semana.

A prefeitura afirmou que já identificou a empresa e deve tomar medidas junto com a Sema e MPE.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *