Conectado por

Agricultura

Paquistão espera safra recorde de trigo


Compartilhe:

Publicado por

em

Em sua primeira avaliação oficial para 2023-24 (maio-abril), o governo do Paquistão prevê que a produção de trigo do país cresça 6%, para um recorde de 28 milhões de toneladas, de acordo com um relatório da Rede Global de Informações Agrícolas da Serviço Agrícola Estrangeiro (FAS) do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

P U B L I C I D A D E

“Nos últimos anos, o clima anormalmente quente e úmido perto da colheita afetou negativamente a produção”, disse o FAS Post Islamabad. “Este ano, porém, o clima foi favorável durante toda a safra, resultando em uma produção recorde. As políticas governamentais garantiram o fornecimento adequado de sementes e outros insumos ao longo do ciclo de crescimento.”

Punjab, a principal província produtora de trigo, produziu mais de 1 milhão de toneladas do que no ano passado, chegando a 21,2 milhões de toneladas. A produção em outras províncias – Sindh (3,8 milhões), Khyber Pakhtunkhwa (1,4 milhão) e Baluquistão (1,6) – foi quase a mesma do ano passado.

A safra recorde ajudará a reduzir as necessidades de importação previstas do país de 3 milhões para 2 milhões de toneladas em 2023-24, mesmo com o consumo total crescendo de 29,2 milhões para 30,2 milhões de toneladas. O Paquistão importou 2,6 milhões de toneladas na última campanha. “A demanda doméstica continua a se expandir com o crescimento populacional, e a produção agrícola recorde ainda será insuficiente para atender às necessidades domésticas”, afirmou a FAS.

O governo adquiriu cerca de 6 milhões de toneladas de trigo do mercado doméstico para reabastecer suas reservas estratégicas, e os estoques do governo em meados de junho eram de cerca de 10 milhões de toneladas, informou a FAS. Espera-se que o governo comece a liberar trigo para os moleiros em agosto, mais tarde do que no ano passado. Até lá, os moleiros comprarão o trigo no mercado livre.

As perspectivas para a safra de arroz 2023-24 permanecem boas e a previsão de produção permanece inalterada. O clima durante a semeadura e o transplante de maio a junho foi ótimo nas áreas de cultivo de arroz. A precipitação foi boa, o que reduziu a necessidade de água para irrigação. A previsão de 9 milhões de toneladas, se realizada, será a segunda maior safra de todos os tempos, um pouco menos que a safra recorde de 9,3 milhões de toneladas em 2021-22.

Fonte: Agrolink

https://www.portaldoagronegocio.com.br

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br