Conectado por

Educação

Oficinas oferecem capacitação tecnológica para professores de Aripuanã


Compartilhe:

Publicado por

em

O objetivo da iniciativa é contribuir para o avanço da gestão educacional no município

As oficinas “Mão na Massa” em Aripuanã visam auxiliar a gestão escolar e educacional do município sobre o uso de ferramentas digitais e os recursos virtuais, que podem ser utilizados na preparação de aulas e em atividades com os alunos. A ideia para a realização da capacitação surgiu dentro do Programa PVE – Parceria pela Valorização da Educação, uma iniciativa da Nexa junto ao Instituto Votorantim que tem como parceiro técnico a Oficina Municipal. O PVE atua na cidade desde 2016,apoiando e assessorando o município na qualificação das práticas de gestão educacional e escolar e o engajamento na mobilização social.

P U B L I C I D A D E

As capacitações são realizadas pelos voluntários do Somos Todos, o Programa de Voluntariado da Nexa,e surgiram a partir de demandas mapeadas pelo PVE na Rede Municipal de Ensino de Aripuanã. O voluntário Mateus Oliveira afirma que “é importante melhorar a qualidade da educação e o engajamento dos alunos, além de promover a inovação pedagógica e a adaptação às mudanças tecnológicas”. Em abril, com o objetivo de inserir de forma mais efetiva a computação no ambiente de trabalho, ocorreu a primeira oficina com servidores da Secretaria Municipal de Educação.

A segunda e terceira oficinas foram realizadas nos dias 14 e 15 de junho, focando no uso de ferramentas de apresentação e editor de texto e aprofundando o conhecimento sobre o Google Docs. Para fortalecer habilidades no ambiente escolar, os participantes puderam conhecer novas formas de utilizar a tecnologia em prol da educação.

A quarta oficina foi realizada nesta quinta-feira (22). “Promovemos a utilização efetiva das ferramentas aprendidas, incentivando o compartilhamento de arquivos e a colaboração entre os professores através do Google Docs e Google Meet”, explicou o voluntário Mateus Oliveira.

Para o coordenador pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Aripuanã, Ego Eger, “as oficinas têm um valor inestimável porque geram expertise para os professores trabalharem com as novas tecnologias. Hoje temos uma dificuldade muito grande, pois as crianças já sabem usar, então essa é uma possibilidade de se atualizarem e de mudarem as práticas nas salas de aulas”, garantiu.

AI

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br