Conectado por

Amazonas

Número de roubos a residência tem diminuição de 29,7% em Manaus

Publicado por

em

Manaus registrou uma queda de 29,9% nos roubos a residências entre janeiro e junho de 2019, segundo dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). Foram 500 registros neste ano. Em 2018, no mesmo período, foram registradas 712 ocorrências.

De janeiro a agosto de 2019, 288 pessoas foram presas por roubo a residências em Manaus, segundo os dados da SSP-AM. Dos 288 presos, quatro foram mulheres.

Para o titular da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD), Guilherme Torres, as ações integradas desencadeadas pelo Sistema de Segurança, além de um trabalho em conjunto com a população, têm contribuído para a redução dos crimes.

“Isso se dá como resultado de um trabalho integrado entre os policiais e a comunidade, com denúncias por vários canais, e as câmeras de monitoramento residencial, o que tem facilitado o desenrolar do trabalho policial, tanto de investigação quanto de prevenção”, disse Torres.

Umas das formas de prevenção são projetos desenvolvidos pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM), como o programa “Rede de Vizinhos Protegidos”, que estabelece um laço de comunicação direto por meio de um aplicativo de celular. Nele, policiais e moradores dialogam e compartilham informações.

Roubo a estabelecimento comercial

Ainda nos seis primeiros meses de 2019, houve redução de roubos em estabelecimentos comerciais. De acordo com dados da SSP, foram 1.112 casos registrados em 2019, ante os 1.242 do mesmo período do ano passado. O número representa uma redução de 10,4%.

Semelhante à experiência com os moradores, a PM desenvolve o “Rede de Comércios Protegidos”, de forma a manter contato por meio de aplicativos de mensagens com comerciantes.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *