Conectado por

Entretenimento

Nota-Em 2022 , comemorar-se-á o centenário de nascimento do antropólogo, educador, escritor, utopista, vice-governador e senador Darcy Ribeiro.


Compartilhe:

Publicado por

em

Em 2022 , comemorar-se-á o centenário de nascimento do antropólogo, educador, escritor, utopista, vice-governador e senador Darcy Ribeiro.
Nascido em Montes Claros em 26 de outubro de 1922, Darcy dedicou sua vida às grandes causas do povo brasileiro. Dizia ele:
“Fracassei em tudo o que tentei na vida.
Tentei alfabetizar as crianças brasileiras, não consegui.
Tentei salvar os índios, não consegui.
Tentei fazer uma universidade séria e fracassei.
Tentei fazer o Brasil desenvolver-se autonomamente e fracassei.
Mas os fracassos são minhas vitórias.
Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu.”
Entretanto, seus vencedores ficaram no anonimato de suas pequenitudes, e Darcy Ribeiro é reverenciado e enaltecido por sua existência fecunda e por sua obra gigantesca.
Neste sentindo, o deputado federal Chico D´Angelo (PDT-RJ) apresentou o Projeto de Lei nº 5.894/2019, em tramitação, que tem por objetivo inscrever o nome de Darcy Ribeiro no livro de aço Heróis e Heroínas da Pátria.
O Partido Democrático Trabalhista, a Fundação Leonel Brizola-Alberto Pasqualini e o Centro de Memória Trabalhista em parceria com a Fundação Darcy Ribeiro lançam a campanha virtual #DarcyRibeiroHeróidaPátria.
Nosso objetivo é apoiar a iniciativa do deputado e difundir ainda mais o legado e as ideias deste brasileiro que é uma das sínteses mais completas de nossa brasilidade.
A campanha é coordenada pelo Centro de Memoria Trabalhista por meio de seu coordenador Henrique Matthiesen .

P U B L I C I D A D E

Henrique Matthiesen

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br