Conectado por
Governo de Rondônia

Acre

No último dia da campanha, mais de 44,3 mil pessoas ainda não se vacinaram contra a gripe no Acre

Publicado por

em


Continua após a publicidade

Mesmo após ser prorrogada por duas vezes, a campanha de vacinação contra a influenza ainda não conseguiu alcançar a meta no Acre e mais de 44,3 mil pessoas ainda não receberam a vacina. A informação foi confirmada pelo setor de Imunização da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).

Conforme último levantamento, a cobertura vacinal do estado chegou a 75,35%. A campanha deve ser encerrada nesta sexta-feira (22). A princípio, a vacinação contra a gripe estaria disponível até o dia 1º de junho e depois até o dia 15 de junho.

A gerente de Imunização do Acre, Dora Holanda, afirmou que ainda não é possível confirmar se a campanha deve ser prorrogada novamente. Segundo ela, depende da liberação do sistema pelo Ministério da Saúde.

Apenas Cruzeiro do Sul atingiu a meta no estado

Ao todo, 135.309 pessoas foram imunizadas contra a doença no Acre. O único município acreano a cumprir a meta de vacinação foi Cruzeiro do Sul, que teve cobertura de 100,06%. As cidades que estão com pior cobertura são Sena Madureira, com 60,12% e Rio Branco, com 60,13%.

Além das crianças, a vacina é indicada para idosos acima de 60 anos, indígenas, professores das redes pública e privada, portadores de doenças crônicas, pessoas privadas de liberdade, profissionais da saúde, gestantes e puérperas – mulheres que tiveram parto há menos de 45 dias.

De acordo com a Saúde, a vacina está disponível em todas as unidades de saúde do estado. As pessoas que fazem parte do público-alvo e que ainda não tomaram a vacina, podem comparecer a um posto de saúde portando a carteira de vacina.

Caso a pessoa tenha perdido a carteira, não tem problema. Segundo a gerente de Imunização do Acre, Dora Holanda, é possível tomar a vacina contra a gripe mesmo assim e uma nova carteira é entregue.

O grupo das crianças é o que aparece com menor cobertura, segundo dados da Saúde. Até o momento, foram imunizadas 44.980, um percentual de 62,96% de cobertura. Seguido dos idosos com 87,87%.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *