Conectado por

Ciência

Nasa descobre o tamanho do núcleo de Marte


Compartilhe:

Publicado por

em

Depois da Terra, Marte é o segundo planeta a ter seu núcleo medido e estudado graças aos dados enviados pela sonda InSight da Nasa, que pousou no interior do astro em 2018. Com as informações obtidas da energia sísmica se movendo por ali, cientistas puderam descobrir algo interessante sobre o “planeta vermelho“: a camada mais profunda do nosso vizinho é maior e menos densa do que se pensava.

O estudo foi apresentado virtualmente na última quinta-feira (18), durante o evento Lunar and Planetary Science Conference. A sonda investigou as profundezas ao analisar as ondas sísmicas emitidas por Marte e, dessa forma, foi capaz de obter medições reais sobre o astro.

InSight mostrou que o raio do núcleo marciano é de 1.810 a 1.860 quilômetros – aproximadamente a metade do tamanho do núcleo da Terra. Em resumo, isso significa que ele é maior que o previsto, mas menos denso do que as estimativas.

Além do ferro e do enxofre que constituem grande parte da composição, a camada mais profunda do planeta deve conter elementos mais leves, como o oxigênio. Segundo a Nasa, essa última informação ainda será analisada pelos pesquisadores.

Olhardigital