Conectado por

Medicina

Mutação em vírus de resfriado pode levar a paralisia em crianças


Compartilhe:

Publicado por

em

A mielite flácida aguda é uma condição que ataca o tecido da medula espinhal, fazendo com que os músculos e os reflexos enfraqueçam repentinamente. Em alguns casos, também prejudica os músculos respiratórios, forçando os pacientes a usar suporte respiratório. Ela ataca crianças pequenas, e desde 2014 tem sido observado picos misteriosos da doença nos Estados Unidos.

P U B L I C I D A D E

Pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, nos EUA, acreditam agora ter descoberto o agente causador desses surtos: m vírus respiratório chamado enterovírus D68.

A conclusão ocorreu após pesquisadores encontrarem material genético do EV-D68 nas células da medula espinhal de uma criança que morreu de mielite flácida aguda. Embora a maioria das crianças que desenvolvem a doença sobrevivam, muitas não se recuperam totalmente da paralisia. Não há tratamentos específicos e a recuperação geralmente envolve reabilitação física para ajudar na fraqueza dos membros.

Agora, os pesquisadores estão trabalhando para entender como o vírus mudou, já que geralmente, o EV-D68 é um vírus respiratório comum, que não causa doenças sérias, apenas um resfriado simples. Eles pretendem, também, descobrir se há alguma condição que torna algumas crianças mais predispostas a desenvolver quadros graves de mielite flácida aguda.

Fonte: New England Journal of Medicine. DOI: 10.1056/NEJMc2118155.

Boasaude.com.br

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br