Conectado por

Medicina

Mitos e verdades sobre diabetes que você precisa saber


Compartilhe: Entre no nosso grupo do Whatsapp

Publicado por

em

A é uma doença crônica, que tem como principal característica o aumento dos níveis de açúcar (glicose) no sangue.

De acordo com dados divulgados no site da SBEM, Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, o Brasil tem mais de 12 milhões de pessoas diagnosticadas com essa doença.

Esse número é mais uma justificativa para que mitos e verdades sobre diabetes sejam esclarecidos, condição que colabora para gerar muito mais qualidade de vida para quem precisa lidar diariamente com esse diagnóstico.

Há quatro tipos de diabetes. A tipo 1, a menos comum, está presente desde o nascimento e é considerada uma doença autoimune, visto que próprio organismo a desencadeia.

A é a mais recorrente e, de modo geral, costuma ser desencadeada por maus hábitos alimentares.

A ocorre durante o período que a mulher está grávida, e está relacionada com a produção de hormônios pela placenta que bloqueiam a ação da insulina no organismo.

O último tipo é o pré-diabetes, quando é diagnosticado o aumento do nível de açúcar no sangue, no entanto, ainda não em percentuais compatíveis para o diagnóstico efetivo da diabetes.

Agora que essas definições ficaram claras, o próximo passo é entender mais detalhes sobre essa doença, certo?

Por isso, neste artigo, trouxemos 8 mitos e verdades sobre diabetes. Continue a leitura e esclareça as suas principais dúvidas.

Os 8 principais mitos e verdades sobre diabetes

Diabetes tem cura — Mito

Abrimos a nossa lista de mitos e verdades sobre diabetes esclarecendo que, infelizmente, ainda não há cura para essa doença. Porém, é totalmente possível viver bem com esse diagnóstico usando os medicamentos certos, cuidando da alimentação e .

É totalmente proibido consumir doces — Mito

O consumo de doces é permitido, desde que com moderação. Por haver diferentes variáveis sobre quanto pode ser consumido sem prejuízo à saúde, é essencial seguir orientação médica quanto a esse tipo de alimento.

É permitido consumir bebida alcoólica tendo diabetes — Verdade

Quem tem diabetes pode consumir bebida alcoólica, desde que isso seja feito com moderação. O motivo é que essas bebidas podem elevar o risco de , especialmente em pessoas que usam medicamentos para esse fim ou insulina.

Quem tem diabetes não pode comer frutas — Mito

Outro tema na lista de mitos e verdade sobre diabetes que precisa ser debatido é quanto ao consumo de frutas por pessoas que receberam esse diagnóstico.

Esse tipo de alimento pode ser consumido, mas por conter frutose, que é o açúcar natural da fruta, deve ser com moderação — até quatro porções diárias.

A diabetes pode gerar complicações severas se não tratada — Verdade

Essencial citar nessa lista de mitos e verdade sobre diabetes que não fazer o acompanhamento e o tratamento adequado dessa doença pode levar a uma série de complicações.

Doenças cardiovasculares

Somente pessoas acima do peso desenvolvem diabetes — Mito

A diabetes tipo 2 tende a ser mais comum em pessoas que estão acima do peso. Entretanto, isso não é uma regra. Pessoas magras com hábitos inadequados, como alimentação ruim e sedentarismo, também podem desenvolver a doença.

O uso de produtos dietéticos deve ser feito com moderação — Verdade

Apesar da isenção de açúcar, nem todos os produtos dietéticos são saudáveis. Muitos podem ter mais calorias do que um alimento convencional, fator que pode contribuir para o desencadeamento de outras doenças.

Os sintomas da diabetes são aparentes — Verdade

Ainda que seja caracterizada pelo aumento do nível de açúcar no sangue, há muitos sintomas da diabetes que podem ser notados, tais como sede excessiva, cansaço, fraqueza, vontade de urinar a todo o momento, fome constante e exagerada, entre outros.

Aqui, vale destacar que muitos desses sintomas só se tornam aparentes quando a doença está mais avançada. Por isso, manter o check up em dia é tão importante, mesmo que você não esteja suspeitando de nenhuma doença.

E por falar em check up, ter o acompanhamento de profissionais da saúde após o diagnóstico de diabetes é fundamental para manter o controle da doença e a qualidade de vida.

Semprebem.paguemenos.com.br

Publicidade
Casas De Apostas Online

ALE-RO

ÓTICA DINIZ



Desenvolvimento