Conectado por

Beleza

Micose na unha: conheça as causas e tratamentos


Compartilhe:

Publicado por

em

A micose de unha é um problema comum e desagradável que pode afetar pessoas de todas as idades, causando manchas e desconfortos. Trata-se de uma infecção provocada por fungos, e mesmo sendo um caso simples, tem potencial para comprometer o bem-estar.

Nesse sentido, a micose de unha tem início sutil, com pequenos sinais e manchas que podem passar despercebidos em meio a uma rotina acelerada. No entanto, se não houver o devido tratamento, a condição pode evoluir para quadros mais sérios, exigindo atenção especial.

Mas afinal, você sabe o que é a micose de unha? Se deseja entender mais sobre o assunto para ter tratamentos eficazes, está no lugar certo! Continue a leitura deste post e saiba o que significa, as causas e como tratar a micose de unha para evitar riscos e complicações!

O que é a micose na unha?

A micose de unha, ou onicomicose, é uma infecção causada por fungos, que se alimentam da queratina e proteínas presentes nas unhas dos pés e das mãos. Sendo assim, a infecção provoca alterações na cor e forma da unha.

Dessa forma, o processo infeccioso pode passar de uma unha para a outra e tornar os sintomas mais intensos, dificultando o tratamento.

Quais as causas da micose na unha?

A principal causa da micose na unha é o contágio por diversos tipos de fungos, que provocam a infecção. Entretanto, os ambientes quentes e úmidos, como piscinas, saunas, vestiários e outros, formam condições ideais para que fungos se alojem.

Quais os sinais iniciais da micose nas unhas?

Quando a micose se desenvolve nas unhas, é possível notar alguns sinais iniciais como manchas amarelas e unhas quebradiças. Em alguns casos, também há presença de dor ou incômodo, principalmente ao calçar sapatos fechados ao longo do dia.

Sendo assim, notar os sinais iniciais e buscar tratamento precoce é muito importante para evitar a evolução do quadro, que provoca os seguintes sintomas:

sensibilidade nas unhas;

alteração no formato da unha;

mau cheiro;

coceiras;

unhas esbranquiçadas, amareladas ou esverdeadas.

Nesse contexto, os sintomas mais intensos da micose na unha são desagradáveis e causam impactos na rotina, devido ao desconforto, portanto, notar os sinais no início da infecção e procurar medicamentos para tratar é essencial.

Como prevenir a micose de unhas?

A prevenção é imprescindível para cuidar bem da saúde e evitar problemas desagradáveis como a micose na unha. Diante disso, com atitudes simples, adotadas no cotidiano, é possível evitar a ação de fungos, principais causadores do problema.

As principais medidas para prevenir a micose na unha são as seguintes:

mantenha suas unhas cortadas e aparadas;

faça a correta higienização dos seus calçados;

evite compartilhar objetos pessoais;

utilize sapatos de boa qualidade;

tenha atenção em ambientes úmidos e quentes;

utilize meias de algodão que auxiliam a evitar a umidade nos pés;

mantenha uma alimentação saudável para reforçar a imunidade;

higienize bem os pés ao tomar banho.

Quais os principais tratamentos para o problema?

Na maioria das situações, o tratamento para a micose na unha é simples, sendo realizado pela administração de remédios antifúngicos. Os mais utilizados são os vernizes, aplicado diretamente na unha, e em alguns casos mais graves, medicações de uso oral e até intervenções cirúrgicas.

Entretanto, as fórmulas manipuladas são bastante utilizadas para tratamento das micoses. Com a receita em mãos, o paciente deve procurar uma farmácia de manipulação confiável para produzir o medicamento.

Semprebem.paguemenos.com.br

Publicidade

ALE-RO

ÓTICA DINIZ



Desenvolvimento