Conectado por

Educação

MEC solta edital do SiSU 2022/1


Compartilhe: Entre no nosso grupo do Whatsapp

Publicado por

em

O edital do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2022/1 já está disponível para consulta. O documento publicado no Diário Oficial da União (DOU) traz o cronograma e as regras para o primeiro semestre.

Confira o Edital do SiSU 2022/1

As inscrições do SiSU 2022/1 serão realizadas de 15 a 18 de fevereiro, pelo site sisu.mec.gov.br, gratuitamente.

O Ministério da Educação (MEC) fará apenas uma chamada regular. A lista de aprovados será publicada no site do SiSU em 22 de fevereiro.

Candidatos que se inscreverem e não forem convocados na chamada regular (em nenhuma das duas opções de curso) poderão manifestar interesse pela lista de espera do SiSU 2022/1 de 22 a 28 de fevereiro. As demais chamadas serão feitas com base nos nomes que participaram da manifestação por vaga e serão de responsabilidade das universidades.

Cronograma SiSU 2022/1

  • Inscrições: 15 a 18 de fevereiro
  • Resultado: 22 de fevereiro
  • Manifestações da lista de espera: 22 a 28 de fevereiro

Como será o SiSU 2022/1?

O SiSU 2022/1 é destinado aos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 e que tiraram acima de zero na redação.

Os interessados poderão se inscrever em até duas opções de curso/turno/instituição e deverão escolher a modalidade em que seus perfis se encaixam: ampla concorrência, cotas ou ações afirmativas.

Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉
  • Ampla concorrência: A ampla concorrência é destinada à população em geral, independente do local de estudo ou renda.
  • Lei de Cotas: As instituições federais são obrigadas a reservar no mínimo 50% de suas vagas para estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas. Dentro da reserva, existem oportunidades exclusivas para pretos, pardos e indígenas; alunos de baixa renda e pessoas com deficiência.
  • Ações afirmativas: Modalidade de cotas facultativa na qual a reserva de vagas fica a critério das instituições. Entram nelas, por exemplo, as oportunidades regionais, para reforma agrária, para pessoas com deficiência independente da trajetória escolar, quilombolas, ciganos e transgêneros.

As opções escolhidas pelos candidatos poderão ser alteradas até o término das inscrições, às 23h59 do dia 18 de fevereiro. Durante o período, o sistema divulgará diariamente um balanço ao inscritos, mostrando em que posição eles estão na disputa pelas vagas.

Em 22 de fevereiro, a chamada regular será realizada pela internet. Os candidatos convocados em primeira ou segunda opção deverão se matricular para garantir a vaga nas instituições de ensino.

Já a lista de espera é somente para quem não for convocado em nenhuma das duas opções de curso. A relação dos candidatos será repassada para as instituições e caberá aos concorrentes conferir nos sites delas as futuras chamadas.

Mais informações no Edital do SiSU 2022/1.

Vestibular.brasilescola.uol.com.br

Publicidade
Betfair

ALE-RO

ÓTICA DINIZ
Online Cassino


Desenvolvimento