Conectado por

Mato Grosso

Mato Grosso pretende imunizar mais de 840 mil pessoas contra Influenza


Compartilhe:

Publicado por

em

Mais de 840 mil pessoas deverão ser imunizadas durante a “21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza”, que será realizada entre os dias 10 de abril e 31 de maio, em Mato Grosso. Para atingir a meta, o Ministério da Saúde (MS) já começou a distribuir vacinas visando atingir 36 milhões de doses até o início da campanha em todo país. A ação terá 04 de maio como “Dia de Mobilização Nacional”.

De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde (Ses-MT), Alessandra de Moraes, no estado a meta é vacinar 847.137 pessoas integrantes dos grupos prioritários. A vacinação é realizada nas unidades de saúde básica dos municípios, sendo que os gestores municipais têm autonomia para definir o planejamento de atendimento aos moradores. “A Ses, por meio da Vigilância Epidemiológica e da Gerência de Imunização, recebe, organiza e faz a distribuição dos lotes de vacinas, bem como acompanha a cobertura vacinal nos municípios, de forma a garantir a máxima cobertura”, explicou Alessandra.

Além de contemplar indivíduos com mais de 60 anos de idade, a campanha ofertará vacinas para todos os cidadãos que integram os grupos prioritários, como as crianças com faixa-etária entre 6 meses e com menos de 6 anos, as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, os professores das escolas públicas e privadas, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Entre os dias 10 e 19 de abril, será realizada a vacinação contra Influenza em crianças e gestantes. No mesmo período, ocorrerá a atualização da caderneta, conforme a situação vacinal encontrada e as indicações do calendário nacional de vacinação. De 22 de abril a 31 de maio, será ofertada a vacinação para os grupos prioritários em todo o país e também ocorrerá a atualização da Caderneta de Vacinação.

Em 2018, a campanha em Mato Grosso atingiu 94,32% de cobertura, com a aplicação de 628.526 doses e protegendo 666.364 pessoas do grupo prioritário previsto. De acordo com dados da coordenadoria de Vigilância Epidemiológica da Ses, até a 11ª semana epidemiológica de 2019, foram notificados 35 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), com três óbitos – sendo que desses casos, um foi confirmado como Influenza A H1N1pdm9 com cura. Os demais casos estão sendo investigados em laboratório.

Conforme a Ses, a Influenza, também conhecida como H1N1, é uma infecção viral aguda do trato respiratório, com elevada transmissibilidade, podendo ser contraída várias vezes ao longo da vida e surgir de forma mais ou menos grave. Existem vários tipos e subtipos do vírus Influenza, contudo, apenas os vírus A e B causam doença com impacto significativo para a saúde humana. O vírus pode ser contraído durante todo o ano, mas é mais frequente nas estações do outono e do inverno.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *