Conectado por

Entretenimento

Mato Grosso-Eduardo Mahon bate recorde e lança coleção de 5 livros


Compartilhe:

Publicado por

em

O advogado e escritor Eduardo Mahon celebra o aniversário nesta segunda, 12, com o lançamento de 5 livros que formam a coleção Contos Estranhos. Mahon é um dos mais escritores mais concorridos de Mato Grosso, trabalhando ativamente para a divulgação da literatura produzida no Estado.

A série que será lançada hoje, via internet, compõe-se de contos longos e curtos que resvalam na realidade mágica tão própria do autor. “Ao olhar para o espelho, o ser humano não se vê por inteiro. Precisamos criar lentes e projeções para que percebamos o que temos e o que nos falta em humanidade”, afirma Mahon.

O primeiro livro da série é Paraíso em fuga, um conto em que o protagonista encontra um paraíso numa ilha quase deserta e, ali mesmo, descobre um inferno pela privação da liberdade. O segundo, Galileu dançou por muito menos, é a dramática história de um contador que polemiza consigo mesmo no espelho. Inclassificáveis é o terceiro da coleção e, na visão do autor, “é o único livro lúdico que escrevi”. Mahon apresenta a história de um pequeno vilarejo que se surpreende com a chegada de um circo. Do encontro de duas realidades completamente distintas, nasce uma história emocionante. O quarto e o quinto livros são coletâneas de contos curtos. “Meu objetivo é o embasbacamento”, revela o escritor ao afirmar que prima pela escrita lacunar.

“Chamo de lacunar essa fórmula porque será o leitor a completar o enredo com a suas percepções. É um jogo de integração”, declara Mahon.

Os 5 livros estão editados pela Carlini e Caniato com quem o escritor publica há mais de 10 anos. A parceria rendeu 20 livros e, mais recentemente, outros 3 de interesse ampliado. O editor Ramon Carlini explica: “A Lei Aldir Blanc possibilitou ao Mahon a recuperação de textos de José de Mesquita, além de publicar a dissertação de mestrado sobre literatura mato-grossense. Os livros são essenciais para qualquer professor de língua portuguesa e de literatura em todo Mato Grosso”.

Eduardo Mahon bate um recorde. Além de ser o escritor mais profícuo de sua geração, é editor da revista cultural Pixé, dedicada à arte e literatura. O escritor consegue reunir artistas regionais, nacionais e internacionais, possibilitando alargar as fronteiras do que se produz em Mato Grosso.

O lançamento está marcado para às 19h dessa segunda, dia 12. Será transmitido via link conjuntamente com vários depoimentos de críticos e colegas escritores. Os livros poderão ser adquiridos pelo site da Carlini e Caniato Editorial com 30% de desconto nessa primeira etapa de apresentação ao público leitor.

Unicanews.com.br