Conectado por

Cuiabá-MT

Vacina contra Covid-19 em Cuiabá: veja quem pode ser vacinado hoje e o que fazer


Compartilhe:

Publicado por

em

A vacinação contra a Covid-19 começou no dia 20 de janeiro em Cuiabá. Já foram vacinadas 52 mil pessoas na capital, segundo os dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), até esta segunda-feira (12). Foram 71,2 mil doses aplicadas, sendo 19,1 mil pessoas vacinadas com a segunda dose do imunizante.

Nesta segunda-feira (12), a vacinação contra a covid-19 está ocorrendo em dois locais:

  • No SESI Papa, das 9h às 17 horas, somente no modelo drive-thru, para idosos entre 65 e 69 anos de idade;
  • No Centro de Eventos do Pantanal a campanha segue para idosos acima de 70 anos e trabalhadores da saúde;

No SESI Papa, estão sendo atendidos idosos entre 65 a 69 anos de idade que recebem a primeira dose da Coronavac.

A vacinação será ampliada no modelo drive-thru no campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), na altura do Restaurante Universitário (RU), além do Sesc Balneário, no bairro São João Del Rey, que já conta com a estrutura necessária.

É preciso levar o comprovante do agendamento em ambos os polos, bem como documento com foto e número do cartão SUS.

Na terça-feira (13), das 9h às 17 horas, será aberto o polo na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), somente na modalidade drive-thru para segunda dose dos trabalhadores da saúde.

Já na quarta-feira (14), será a vez do SESC Balneário abrir as portas para a campanha, como ponto fixo de vacinação para idosos e trabalhadores da saúde.

Nesta fase da campanha o polo de vacinação está aberto de segunda a sábado, das 8h às 18h. Para tomar a vacina é necessário fazer o agendamento pelo site da campanha.

Ao chegar no Centro de Eventos do Pantanal, a pessoa que será vacinada deverá apresentar um comprovante de endereço de Cuiabá em nome próprio ou de algum familiar cujo parentesco seja comprovado através de documento pessoal.

O município atende à notificação recomendatória do Ministério Público Estadual (MPE) que orienta que sejam vacinados primeiro os trabalhadores vinculados a estabelecimentos e exercício de atividades com alto risco de contaminação pelo coronavírus e que as categorias de profissionais de educação física, integrantes de serviços veterinários ou que sejam exclusivamente de estética sejam vacinados em momento posterior da campanha de imunização.

Campanha de vacinação

A campanha de imunização contra a Covid-19 foi retomada no dia 2 de março no Centro de Eventos do Pantanal, com a aplicação da segunda dose dos trabalhadores da saúde que já tomaram a primeira dose da Coronavac.

A aplicação da primeira dose ficou suspensa no município por duas semanas por falta de doses. Em seguida, continuaram sendo imunizados apenas os idosos acamados acima de 85 anos.

A vacina já contemplou trabalhadores de unidades de saúde públicas e privadas do município, indígenas e idosos com mais de 60 anos em abrigos.

Nesta nova etapa da campanha, o polo de vacinação estará aberto de segunda a sábado, de 8h às 18h, sempre com agendamento.

O ‘grupo 1’ dos grupos prioritários é composto pelos profissionais da saúde. A vacinação do ‘grupo 2’, composto pelos idosos com mais de 85 anos, começou no dia 11 de fevereiro.

O agendamento continua sendo através do site para esses grupos.

Confira as fases e etapas de vacinação na capital:

 

Fases da vacinação em Cuiabá — Foto: Prefeitura de Cuiabá/Reprodução

Já os grupos indígenas são vacinados pelo estado desde o dia 19 de janeiro. Elidia Takiro Peruare, de 64 anos, foi a primeira índia vacinada contra a Covid-19 em Mato Grosso, na Casa de Saúde Indígena (Casai) de Cuiabá.

Quem pode ser vacinado no município atualmente

  • Equipe volante responsável pela vacinação;
  • Profissionais dos hospitais, pronto atendimento, laboratórios e centro de diagnóstico por Imagem que fazem exames para Covid-19, unidades de saúde da Atenção Primária e Secundária e Vigilância em Saúde;
  • Idosos com 85 anos ou mais;
  • Idosos não acamados de 65 a 70 anos
  • Idosos acima de 70 anos

O que fazer se você está nos grupos acima

Os imunizantes são aplicados por equipes de saúde da Prefeitura de Cuiabá. A vacinação de todos os grupos citados acima acontece no Centro de Eventos do Pantanal, das 8h às 18h .

Dúvidas

Não consegui realizar o agendamento para vacinação de idoso no site da Prefeitura porque deu erro. O que eu faço?

Quando a pessoa faz o agendamento e dá erro, ela deve mandar um e-mail para [email protected] e solicitar o cancelamento do agendamento.

Após receber a resposta, a pessoa deve fazer de novo. Quando a pessoa faz o cadastro, mas não consegue abrir o campo “agendar sua triagem”, é porque a agenda do dia já está lotada. Neste caso é necessário fazer o agendamento no dia seguinte.

Um dos erros mais comuns que tem acontecido é no campo “Grupo de risco”, pois muita gente faz o agendamento e não seleciona o grupo certo: trabalhadores da saúde ou idosos a partir de 85 anos. É preciso selecionar o grupo de risco para o cadastro ser finalizado corretamente.

Sou profissional da saúde e ainda não fui vacinado. Não consigo fazer o agendamento. Por quê?

Neste momento está sendo realizada a vacinação dos idosos a partir de 85 anos e da segunda dose dos trabalhadores da saúde. A agenda para primeira dose dos trabalhadores da saúde está fechada porque Cuiabá não recebeu mais doses para esta finalidade. Assim que receber, a agenda será reaberta e divulgada no site da prefeitura.

Fui vacinada com a AstraZeneca e quero agendar a segunda dose. Como devo proceder?

A segunda dose da AstraZeneca só deve ser tomada 90 dias após a primeira. Quando chegar perto da data escrita a lápis no cartão de vacinação, você deve ficar atenta para fazer o agendamento pelo site da Prefeitura.

Tenho um parente com mais de 85 anos que teve Covid-19 recentemente. Ele pode ser vacinado?

Segundo as recomendações do Plano Nacional de Imunização, pessoas que tiveram Covid-19 e que estiveram internadas só devem ser vacinadas após 30 dias da alta médica. E aqueles que tiveram Covid-19, mas que não precisaram ser internadas só devem ser vacinadas após 30 dias do início dos sintomas.

Como os idosos acamados serão vacinados?

Um parente ou conhecido do idoso acamado deve procurar o posto de saúde mais próximo de sua casa para fazer o cadastramento do idoso. Uma equipe móvel da Secretaria Municipal de Saúde vai agendar a vacinação desse idoso e irá até a casa dele para fazer a imunização.

Por que Cuiabá não tem vacinação drive thru?

Cuiabá está seguindo rigorosamente o Plano Nacional de Imunização, que recomenda que as pessoas imunizadas devam ser observadas por 30 minutos no local após a administração da vacina. Esta recomendação está na bula das vacinas.

G1.globo.com