Conectado por
Governo de Rondônia

Porto Velho

Mais de 20 mil procedimentos para a saúde da mulher foram realizados em Porto Velho em 2020, diz Semusa

Publicado por

em


Continua após a publicidade

Na manhã de terça-feira (29), a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) divulgou o relatório das ações de promoção à saúde da mulher realizadas em Porto Velho, neste ano. Segundo a pasta, no primeiro e no segundo quadrimestre de 2020 foram realizados mais de 20 mil procedimentos, sendo ofertados 3.608 contraceptivos orais, 8.204 injetáveis e 3.746 DIU.

Foram ofertados mais de 3 mil DIU em Porto Velho — Foto: Reprodução/Ministério da Saúde

Foram ofertados mais de 3 mil DIU em Porto Velho — Foto: Reprodução/Ministério da Saúde

As ações são desenvolvidas pela Semusa, através do Departamento de Atenção Básica (DAB), nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centro de Referência em Saúde da Mulher (CRSM) e Centro Integrado Materno Infantil (CIMI).

Planejamento Familiar

Nas USB são oferecidos contraceptivos como Dispositivo Intra Uterino (DIU), anticoncepcionais orais e injetáveis, além de camisinhas femininas e masculinas.

No Baixo Madeira, o profissional médico da unidade de saúde de Nazaré recebeu capacitação para atuar na inserção de DIU, evitando que mulheres se desloquem para Porto Velho em busca do serviço.

Foram executados dois mutirões para inserção de DIU na capital, em parceria com o Departamento de Média e Alta Complexidade (Dmac), e também nos distritos de São Carlos, Nazaré e Calama, com 183 mulheres contempladas.

Mais de 20 mil ações de saúda da mulher foram realizadas em Porto Velho em 2020, diz Semusa — Foto: Reprodução/Semusa

Mais de 20 mil ações de saúda da mulher foram realizadas em Porto Velho em 2020, diz Semusa — Foto: Reprodução/Semusa

Pré-Natal

Somando primeiro e segundo quadrimestre de 2020, a Semusa realizou, em suas Unidades de Saúde, 4.538 procedimentos de pré-natal para as gestantes.

Prevenção

Como parte das ações de prevenção e combate às doenças, foram realizadas campanhas de combate ao câncer de mama e colo do útero. As UBS’s intensificaram o trabalho de consultas médicas e enfermagem para avaliação de mamas, coleta de exame preventivo do câncer do colo do útero e realização de testes rápidos para detecção de HIV, sífilis, hepatite B e C.

G1