Conectado por

Economia

Intenção de compras para o Dia dos Pais cresce, diz Associação Comercial de Cuiabá


Compartilhe:

Publicado por

em

O Dia dos Pais promete movimentar o comércio esta semana. A intenção de compra de presentes, na comparação com o mesmo período de 2017, cresceu em 14 pontos percentuais, segundo informou a Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACC), com base na Pesquisa Hábitos de Consumo da Boa Vista SCPC, feita especialmente para esta data. 
 
Este ano, retrata a pesquisa, 40% dos cerca de 1300 respondentes disseram que gastarão mais com a compra do presente para o pai. No ano passado, 34% tinham a intenção de investir um valor superior na comparação com o que gastaram em 2016. “Esse crescimento é considerado como um indicativo da melhora nas vendas para o comércio”, avalia o presidente da ACC e da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Mato Grosso (Facmat), Jonas Alves. 
 
A pesquisa identificou ainda que 60% dos entrevistados irão gastar a mesma quantia ou até mesmo menos em 2018, com o presente do Dia dos Pais. O percentual de consumidores que não irá comprar presentes neste ano caiu de 61% para 47%. Já 29% dos que não irão comprar alegaram estar endividados (em 2017 o percentual era de 23%).
 
“Daqueles que responderam à pesquisa, houve uma parte que alegou gastar menos com o presente nesta data, por conta das dificuldades financeiras resultantes da atual situação econômica do país”, ressaltou Jonas Alves. Conforme a pesquisa, explicou ele, 36% dos consumidores disseram que a atual situação econômica do Brasil contribui para gastarem menos (eram 45% em 2017) e, aumentou o percentual daqueles que gastarão menos por contenção de despesas e diminuição da renda.
 
Itens de uso pessoal, como roupas, calçados, perfumaria e acessórios são opção de presentes de 68% dos entrevistados. Almoço ou mesmo um passeio ou viagem curta registra 10% das intenções, seguida por 8% que pretendem comprar celulares, 5% itens de informática e 9% outros itens, entre eles ferramentas e bebidas. 
 
Quanto ao valor investido no presente do Dia dos Pais, 46% dos consumidores pretendem gastar, no máximo, R$ 100,00. O ticket médio para este ano está estimado em R$ 179. 81% dos consumidores irão concentrar as compras do Dia dos Pais em lojas físicas. 43% em shopping, 33% em lojas de rua e 17% em grandes magazines. “Comprar em lojas físicas valoriza o comércio local, que é quem gera emprego e renda nas cidades”, acrescenta o presidente da Associação Comercial de Cuiabá. 
 
A promoção/preço é o que mais influenciará na decisão de compra (36%). Outros 20% afirmam que o fator determinante será a utilidade do presente. O desejo do presenteado (18%), o bom atendimento (15%) e a marca/qualidade (8%) foram mencionados na sequência.
 
Metodologia
 
A Pesquisa Hábitos de Consumo – Dia dos Pais teve como objetivo identificar os hábitos de compras dos consumidores para esta data comemorativa. A pesquisa foi realizada de 13 de junho até 10 de julho de 2018 e contou com 1316 respondentes, que buscaram informações e orientações no site Consumidor Positivo da Boa Vista Serviços – www.consumidorpositivo.com.br. Os resultados devem ser lidos considerando margem de erro de 2,7% e grau de confiança de 95%.
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *