Conectado por
Governo de Rondônia

Saúde

Incontinência Urinária: 12 milhões estão nesta condição

Publicado por

em


Continua após a publicidade

Juliana Schulze – Fisioterapeuta, especialista na reabilitação do assoalho pélvico.

Tratamentos, produtos e serviços facilitam o dia a dia de quem foi diagnosticado com essa condição bastante comum.

A Incontinência Urinária (IU) é uma condição que atinge pessoas de todas as idades e sexo em todo o mundo. É compreendida pela perda involuntária da urina em níveis leve, moderado e severo.

Atualmente, são mais de 420 milhões de pacientes com incontinência urinária, de acordo com os dados da International Continence Society (ICS). No Brasil, esse número chega a pouco mais de 12 milhões.

Das pessoas com mais de 60 anos, de 30 a 60% são diagnosticadas com a IU. A condição é mais comum em mulheres pela anatomia do corpo feminino, as alterações hormonais e as múltiplas gestações e partos. Mas também está associada a osteoporose, hipertensão, câncer de bexiga, pedras nos rins, obesidade, entre outras.

Ao observar os sintomas mais comuns, que são os escapes de urina relacionados ao esforço, como tossir, espirrar ou carregar peso, o/a paciente deve ir a um especialista – urologista, ginecologista, clínico geral ou outra especialidade – que vai solicitar os exames para diagnosticar a incontinência urinária.

Os tratamentos mais recomendados são os medicamentos específicos, exercícios de fortalecimento do assoalho pélvico, como a fisioterapia, e, em casos mais graves, a cirurgia.

Entretanto, muito mais do que físico, a IU traz problemas sociais e emocionais para quem é diagnosticado com a condição. Isso porque os escapes noturnos atrapalham o sono e causam transtornos, como acordar no meio da noite para trocar a cama. Além dos escapes involuntários de urina que podem acontecer em qualquer lugar e a qualquer momento, gerando constrangimento.

Para evitar essas situações, é preciso utilizar proteção adequada. Existem protetores específicos para IU, os quais absorvem rapidamente a urina, mantém a pele saudável e neutralizam o odor.

Já os produtos de IU noturnos podem ser grandes aliados para manter a qualidade durante o sono.

tecnologia da TENA, líder mundial em produtos relacionados à incontinência urinária, oferece segurança antivazamento com rápida absorção, controle de odor que protege a pele e facilita a higiene.

Confortáveis, seguros e de fácil uso, os produtos da TENA ganharam novos formatos para proteger aqueles que têm incontinência severa noturna.

TENA SLIP NOTURNA é unissex e indicada para acompanhar as horas de sono de quem é acamado e possui incontinência urinária severa. Controla o odor, possui rápida absorção e dupla camada, mantendo a urina longe da pele, que permanece sequinha.

TENA PANTS NOTURNA é a primeira roupa íntima descartável, desenvolvida especialmente para a posição deitada. Indicada para pessoas com mobilidade, controla o odor, possui rápida absorção, mantendo a urina longe da pele, que permanece sequinha.

Conheça os novos modelos TENA. Clique aqui e solicite sua amostra grátis

 

 

Bete Marin